Harari para as crianças

Livros como “Sapiens: Uma breve história da humanidade”, Homo Deus: Uma breve história do amanhã” e “21 Lições para o Século 21, já escrevi crônicas sobre eles, fizeram do professor israelense Yuval Noah Harari Ph.D. em história, um dos grandes pensadores do nosso tempo.

Em Sapiens, Harari narra o caminho evolutivo dos humanos até se tornarem a raça dominante em escala planetária. Aliando-se com a ciência Homo Deus faz a tentativa de visionar o futuro dos humanos. As narrativas dos dois livros mostram de onde viemos, quem somos e para onde vamos. As 21 lições é um passeio pela atualidade. Sapiens ganhou uma edição em quadrinhos.

Frequentemente Harari aparece na mídia mundial seja escrevendo artigos, ensaios ou concedendo entrevistas. Muitas vezes, são traduzidos e publicados em grandes jornais do Brasil. Seu ensaio “Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade”, foi transformado em livreto.

Semana passada, na frase que anunciava a entrevista concedida por e-mail ao jornal “O Estado de São Paulo”, Harari dizia: “Se alguém vai mudar o mundo são as crianças que hoje têm dez anos”. O assunto também era o lançamento no Brasil pela “Companhia das Letrinhas do seu novo livro: “Implacáveis: Como nós dominamos o mundo”. Esse é o volume um. Serão quatro.

Com belas ilustrações de Ricard Zaplana Ruiz, Harari transforma seu livro Sapiens numa estória infantil. Dessas que os pais podem ler à noite para os líderes de amanhã dormirem. Li ele muitas vezes com um sorriso nos lábios. Se eu tivesse 10 anos, certamente me sentiria extasiado. O modo como Harari descreve a evolução humana com fatos para as crianças é fascinante.

O berço dos ancestrais dos Sapiens foi a África. Como cada espécie de humanos foi extinta é um mistério. Apenas dos neandertais, a raça que nos antecedeu, se tem fortes evidências de que seu desaparecimento foi causado pelos Sapiens.

O domínio do fogo provocaria uma mudança importante nos primeiros humanos. Aprendendo a cozinhar seus alimentos especialmente as carnes das caças, permitiu uma mastigação com menos esforço. Isso provocou a diminuição no tamanho do crânio. A gestação da inteligência.

Saindo da África, os humanos se espalharam pelo continente europeu. Aproveitaram-se da época em que a Europa estava unida com a América pelo estreito de Bering para chegarem neste continente. Chegaram também à Austrália. Pouco tempo após a chegada dos humanos nesses dois continentes os grandes animais nativos como os mamutes foram extintos.

Os Sapiens conquistaram o planeta fazendo uso de um superpoder. O poder de inventar estórias. Logo mais humanos foram acreditando nelas. As estórias foram os alicerces da cooperação. A cooperação elevaria o status dos Sapiens de caçadores coletores para agricultores. A agricultura foi a primeira grande revolução promovida pelos Sapiens.

É onde deve começar o volume dois de “Implacáveis”. Harari termina o volume um dizendo que os Sapiens ainda não sabiam escrever. Também não sabiam plantar trigo e nem fazer pão. E pergunta: “Como aprenderam fazer todas essas coisas”? Não responde, mas termina com letras em negrito: “Essa é outra história”. Quem quiser conhecê-la sem esperar pelo volume dois, sugiro ler “Sapiens: Uma breve história da humanidade”.