Seres sensíveis

Desde muito jovem ouvi dizer que o ser sensível sofria muito porque absorvia a negatividade ao seu redor e que essa carga poderia ser mais forte do que a própria pessoa. Como se o mal tivesse a capacidade de vencer no final. Também ouvia dizer que os profissionais da saúde mental que lidam diariamente com os problemas alheios estariam sujeitos a “se contaminarem” pelos fluidos recebidos. O que não me disseram era que existem modos de limpar essa energia como o cristal se neutraliza quando mergulhado em água com sal grosso ou exposto ao sol. Aliás, o carvão também atua como filtro natural da matéria.

É evidente que não é verdade o que contaram durante tanto tempo. Se todos possuem uma “criptonita” que varia de pessoa para pessoa, também existe um refúgio particular. Dentro da memória pode estar o gatilho para o sentir-se bem e revigorado, ou então no abraço carinhoso de um amigo e no afago no seu bichinho de estimação (que sempre é de uma eficácia impressionante, tanto que hoje existem terapias para vários fins envolvendo animais). Cantar, dançar e interagir com a natureza também são antídotos contra os maus fluidos e cabe à pessoa tentar achar a chave da sua felicidade, mesmo que momentânea. Viajar é uma receita quase infalível, e quem não puder viajar para longe, então que vá para perto, mas não se entregue à tristeza. Recarregar a bateria é vital para seguirmos a vida com todos os seus obstáculos.

O bem, assim como o mal, nos espera em cada esquina e essa afirmação não deveria nos assustar porque é uma decorrência do fato de estarmos vivos. A sensibilidade aflorada pode dificultar o atingimento da paz, mas nunca impedir que ela invada porque é possível entrar em conexão com ela através de uma infinidade de canais que só aguardam ser sintonizados. E como apenas o bem constrói, ele vai reverberar e contagiar outras pessoas porque, da mesma forma que o amor, é fonte inesgotável. O mal não é inesgotável, ao contrário, é fraco dentro da sua torpeza. Ademais, sensibilidade não é sinônimo de fraqueza, é qualidade, nunca defeito. Favorece a criação de todas as artes sem as quais o mundo seria cinzento e inviável, um lugar onde não se suportaria viver. Se a arte afasta as sombras e eleva o espírito os seres sensíveis jamais poderiam ser frágeis ou desprotegidos, o que são é o moinho que move a humanidade.