QUE VENÇA O MELHOR.

O sol surge no horizonte, erguendo-se lentamente, escalando o céu em multicores, uma sinfonia de pássaros cantam enfileirados nos fios de energia, na copa das árvores, nos telhados das casas. Motos passam velozes, carros passam também apressados, buzinas começam a soar, mãos que acenam, o dia ganha vida, e a vida ganha força à medida que o relógio escala as horas freneticamente. Aos poucos, em meio aos movimentos que se fazem tão intensos, adolescentes se encaminham para escola, alguns, com os seus país, outros com suas mães, ou algum responsável, uma grande parte desses alunos, figuravam solitários em meio aos colegas em algazarras e risos.

Essa é a última semana antes das eleições, inúmeros candidatos disputando vagas que se estende da cadeira presidencial ao senado, câmara, estadual e federal. Cada candidato apresenta a sua proposta, suas ideias, tenta convencer o eleitorado com os seus discursos. Alguns candidatos não têm um plano de governo definido, discutem ideias repetidas. Outros, atacam impiedosamente, usando de mentiras das mais absurdas, querendo impor suas falsas verdades a ferro e fogo. Cada leitor saberá identificar os respectivos candidatos mencionados indiretamente. A internet é uma faca de dois cortes, mentiras são o tempo todo feitas e desfeitas, construindo e também derrubando, enquanto a velha mídia passa panos quentes em muitos assuntos, a internet surge para descortinar todos os fatos, nú e cru, do jeito que tem que ser para qualquer um, doa a quem doer.

Tenho acompanhado os debates presenciais, a agenda política dos candidatos, os movimentos sociais nas ruas de nosso país. Quando, por exemplo, vejo as pesquisas para presidente, por diferentes institutos, apontando quase que as mesmas porcentagens, tendo esses números em mãos em contraste com os movimentos e juntamos gigantescos pelos país, me parece fantasioso demais que certo candidato esteja na frente enquanto o outro, 'dos ajuntamentos' gigantes, esteja atrás. Será que as pesquisas estão mentindo, ou, são os ajuntamentos nas ruas mentirosos?

Um dos candidatos, que busca a reeleição, é duramente criticado e chamado de fascista, autoritário, ditador e outras narrativas que não lembro.

Diante da acusação, fica a pergunta: Qual é a definição de fascismo? O que caracteriza um governo fascista? Resumidamente e de forma geral, o fascismo é um regime autoritário concentrando o poder nas mãos do líder do governo. Esse líder deve ser 'cultuado' e pode tomar qualquer decisão sem consultar previamente os representantes da sociedade. Além disso, o fascismo defende uma exaltação da coletividade nacional em detrimento das culturas de outros países. Além de totalitários, os governos fascistas objetivavam expandir seu território por meio de conflitos internacionais. Para isso, realizavam altos investimentos na produção de armas e equipamentos de guerra. Para garantir a manutenção de seu governo, os líderes fascistas controlam os meios de comunicação de massa, por onde divulgam sua ideologia e controlam todas as informações disseminadas. Qualquer crítica ao governo é aniquilada mediante o uso da violência e do terror. Aqueles considerados inimigos de um governo fascista são punidos com prisão ou morte.

Sendo assim.

Fica claro que o candidato à reeleição, em momento nenhum do seu primeiro mandato, me pareceu apresentar tais características de que ele é o que dizem. Os seus atos, suas decisões, até o presente momento não apresentou nenhum autoritarismo ou imposição forçada, ele não perseguiu ninguém por ter ideias diferentes, não mandou prender nenhum candidato por desafetos ou por não concordar com ele, não se utilizou da TV para se promover, muito pelo contrário, as suas decisões e ações refletem um homem íntegro e patriota. Concernente ao seu principal adversário nas urnas, já não posso dizer a mesma coisa. Mentiras, perseguições a candidatos, acusações absurdas, dentre outras coisas escabrosas. Como eu disse anteriormente, a internet está aí, disponível para qualquer pessoa buscar informações verdadeiras e não se deixando enganar por jornais que manipula e distorce informação, a verdade está com o povo, e será depositada nas urnas.

Domingo será o dia mais importante das nossas vidas, onde escolhemos o futuro de nossa nação.

Que vença o melhor.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 02/10/2022
Código do texto: T7618786
Classificação de conteúdo: seguro