Eu sou homem com H
Aluu meus caros 23 fieis leitores e demais 36 que de quando em vez passam aqui por meu Clube do Bolinha literário a fim de ler crônicas com H maiúsculo. Ajuungila?
Vocês já leram ou ouviram falar da cobra-lagarto? Do padre-demônio? Do pastor-caveira? Do pirata-bombachudo? Do cachorro-banguela? Da gazela-assassina? Da lêndea-escalafobética? Da Luizia-Homem? Ah, desta creio que já leram sobre ou ouviram falar, homens e mulheres de letras que tuzes são.
Romance regionalista de Domingos Olímpio, publicado em 1903, naturalista, ambientado no Ceará de 1878, num período de seca. Tem um filme baseado no livro, lançado em 1988 e estrelado pela Cláudia Ohana na melhor fase dela, lindíssima. Tem também aquele baião do Luis Gonzaga, "Paraíba masculina mulher-macho sim senhor", mas a Luzia era cearense. É Nordeste, mas é outro estado. E tem o Ney Matogrosso como Homem com H, dizendo que nunca viu rastro de cobra nem couro de lobisomem e que se correr o bicho pega e se ficar o bicho come. Sei, Ney.
Este Bacamarte é homem com H, casaria na Paraíba com a Luzia-Homem tendo o Ney como padrinho. Ah, mas a Luzia-Homem sendo como a Cláudia. Aí faria a lua de mel no Mato Grosso e ia morar no Ceará. Passaria as férias de inverno no Rio Grande do Sul, tomando chimarrão e comendo churrasco em São José dos Ausentes. Tudo coisa de homem e de macho. Ah, o governador do Rio Grande é gay e é de Pelotas - não tinha como não ser de Pelotas! Quem é de lá vai entender minha piada. Se tu não é e não entendeu, vai na internet pesquisar. Parece que ele vai se reeleger, tá na frente das pesquisas o GGG - governador gaúcho gay. E assumido, tchê! Sinal que a homofobia está em baixa por lá, com h minúsculo.
Eu sou homem com H e com H sou muito homem, seja na Paraíba, no Ceará, no Mato Grosso ou no Rio Grande do Sul e até mesmo em Pelotas ou São José dos Ausentes. Por isso casaria na Paraíba com a Luzia-Homem. Já leram ou ouviram falar da cobra-lagarto?
Qujanaq por terem dado uma passadinha por aqui hoje. Takuss"!
----- * -----
Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.. Abraço a todos.
MAIS TEXTOS em:
http://charkycity.blogspot.com
(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina
Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)
CARTA ABERTA aos meus caros 23 fieis leitores:
https://www.recantodasletras.com.br/cartas/3403862
GLOSSÁRIO KALAALLISUT:
Aluu - Olá.
Iterluarit kumoorn - bom dia.
Inuugujaq - Boa tarde.
Ajuungila - Como estão?
Qujanaq - Obrigado.
Takuss' - Até mais.
Antônio Rollim Fernando de Braga Bacamarte