A Civilização ou Barbárie Decidida nas Eleições Presidenciais

Nessa eleição, a questão central é saber como milhões de brasileiros poderão sair da condição da miserabilidade. Quais ações políticas podem diminuir os altos índices de desemprego, fazer com que as pessoas abandonem os “bicos” e formalizem sua condição laboral.

O assunto primordial é como resolver a precariedade dos serviços públicos, os quais impedem uma qualidade de vida mais humana a toda a população. Estamos diante de um cenário no qual mais de 60 milhões de brasileiros passam fome, se submetem a filas para obter restos de ossos.

E o responsável por essa tragédia social é o bolsonarismo, concepção ideológica neoliberal que levou o país ao fosso social. Esse grupo ao diminuir a ação estatal precarizou os serviços públicos para a sociedade. Também desregulamentou áreas sociais, priorizou a exportação de comodities ao invés de proteger o acesso aos alimentos para os brasileiros – gerando alto valor nos produtos e fome.

A privatização de setores públicos, a abertura para o capital estrangeiro (que encolheu nossa indústria) e o aprofundamento da reforma trabalhista foram responsáveis pelos altíssimos índices de desemprego e a perda de direitos sociais. Sem contar o crime contra a humanidade no atraso das vacinas durante a pandemia de coronavírus.

O bolsonarismo gestou uma visão de mundo fascista, anticivilizatória e classista – a qual lubridiou os humildes com um discurso moralista/discriminatório e que no plano econômico tratou de trucidar a frágil qualidade de vida que esse setor social possuía. Não endosso a defesa da abstrata democracia burguesa e suas instituições (que pessimamente estão funcionando), mas em hipótese alguma desconsidero a urgência de derrotar o governo que colocou o Brasil de volta ao Mapa da Fome.

Por isso o meu apoio crítico a candidatura de Lula. Crítico por observar que sua política conciliadora de classes (a qual tenta harmonizar avanços sociais ao povo com alianças junto à burguesia) não gera a emancipação que necessitamos e que também contribuiu para a ascensão de muitos fascistas/banqueiros/elitistas que estão hoje no poder.

Mesmo sua aliança espúria com velhos caciques da política brasileira e uma liberdade de lucros para a burguesia financista é inegável os avanços sociais conquistados em seus mandatos presidenciais. Por isso vou ficar mais a esquerda do petista – elegendo-o ao poder, mas cobrando sempre mais do que já foi feito. Vamos todos no domingo começar a limpar a nação da nefasta visão de mundo chamada bolsonarismo. Vamos eleger Lula como presidente e senadores/deputados comprometidos com a ascensão social dos trabalhadores. É a escolha do Brasil entre a civilização ou barbárie.

30.09.2022

Dennis de Oliveira Santos
Enviado por Dennis de Oliveira Santos em 30/09/2022
Código do texto: T7617970
Classificação de conteúdo: seguro