O LAÇO DO PASSARINHEIRO
Refletindo sobre os danos causados pelo atual governo e, principalmente, pelo atual presidente da República e seus filhos, penso que fomos atacados por uma praga. Praga essa que, sugou, roeu, corrompeu, contaminou, envenenou e destruiu a verdade, a tolerância, a empatia, a compaixão e a união. Outro dia eu estava observando um vizinho meu que é bolsonarista, andando pela rua com uma gaiola na mão, e com um pássaro preso. Imediatamente pensei: “Que idiota”. Esse vizinho é conhecido por ser moralista e dono da verdade. Ele se diz cristão, prega uma série de barbaridades ideológicas e discursos de ódio que certamente, não foi na Bíblia que ele aprendeu. Esse eleitor do Bolsonaro desfila exibindo a sua gaiola crente que o pássaro tem a obrigação de cantar para ele. Típico de uma personalidade autoritária, arrogante, insensível, hipócrita e torturadora. Como fazer uma pessoa como essa enxergar com clareza?
Os pássaros representam o símbolo divinal mais emblemático da liberdade. O vôo de um pássaro é a sublime prova do Livre Arbítrio. A poética verdade da vida. A poesia celestial declamada ao mundo. Então, pense bem: toda ação que é contra a liberdade social, espiritual, ecológica, e que fere a dignidade, seja lá de quem for, é uma violação abominável. O preconceito do conservadorismo comprometeu negativamente as estruturas da sociedade, como cupins que consomem e enfraquecem a madeira. Para equivocada visão bolsonarista, a liberdade de “voar” é uma contravenção, uma subversão. Isso é inadmissível. O que Bolsonaro e seu governo aniquilador propõem é a gaiola. Por isso, o que vejo é o laço do passarinheiro. Esse termo tem relação literalmente com uma armadilha para capturar pássaros. Mas no sentido figurado, mencionado diversas vezes na Bíblia, faz referências a mentiras, conspirações e calamidades. É uma metáfora usada para alertar sobre um plano que tem por objetivo prejudicar os filhos de Deus (“Porque ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa” - Salmo 91:3). Bolsonaro é o laço do passarinheiro.
Não se deixe enganar. O próprio Jesus disse que muitos viriam em seu nome, mas enganariam muitas pessoas (os falsos Messias). O político com fome de poder, dirá o que o povo quer ouvir; e sendo assim, o que importa é a boa conduta e não as palavras estrategicamente lançadas... o laço do passarinheiro. Bolsonaro já nos mostrou inúmeras vezes sua hipocrisia ardilosa, típica de quem é mau caráter. Creio que o povo já percebeu que Bolsonaro não tem capacidade para ser presidente de um país do tamanho do Brasil. Não votem nessa besta! Fora Bolsonaro!
Adriano Besen