Betinho e o Beija Flor

PARA mim uma das músicas mais emocionantes da MPB é "O Bêbado e o Equlibrista", de João Bosco e Aldir Blanc. Há um verso nela que sempre me comoveu: "Que sonha com a volta do irmão di Henfil/ Com tanta gente que partiu/Num rabo de foguete/Chora/ A nossa pátria mãe gentil/Choram Marias e Clarices/ no solo do Brasil".

O irmão do Henfil era o grande sociólogo Betinho (Herbert de Sousa), uma das maiores figuras humanas do nosso país que liderou a campanha contra a fome, defesa das crianças desamparadas e cidadania. Um apóstolo da solidariedade, exilado pela ditadura militar.

Betinho na sua campanha contra a fome sempre lembrava uma metáfora sobre um beija flor. Dizia que num grande incêndio na floresta os animais corriam desesperados, mas então viram um beija flor indo e voltando das margensbm de um Rio trazendo no bico gotinhas de água e colocando-as nas labaredas. Fucaeam curiosos e então i elefante lhe perguntou: "Para que essa besteira, se vocé sabe que não conseguirá apagar o incêndio? O passarinho respondeu: "Pode ser que não consiga mas pelo menos estou fazendo a minha parte".

Nunca foi tão necessário lembrar Betinho. Priciplmente neste momento que o fascismo com seu orçamento secreto ecmaldade põe em risco a democracia. Dizia Betinho: "Por conter as provas de um jogo injusto é que o orçamento é tão complicado, técnico, oculto, disfarçado, arredio". Que diria do orçamento secreto de hoje? Vamis fazer nossa parte. É nosso dever. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/09/2022
Código do texto: T7617622
Classificação de conteúdo: seguro