Tia Renata na Casa Verde.

Crônica nr 15 - 30 de maio de 2022.

Nota: Gaby é uma cadela Golden Retriever. Nome social: Gabriela Braço e Canela. Nascida em 11 Dez 21.

Instagram: @gabybracoecanela

Capítulo I

Woof! Woof! Bom dia, gentem!

-- Bom dia, meu bebê! “Tô morrendo de saudades…! Chegarei lá pelas duas da tarde, meu anjo. ‘Cê dormiu bem, meu amor?

Woof! Woof! -- Dormi nada! Quase não preguei o olho!

(Dindo, preocupado) -- O que houve, minha flor?? Você dorme tão bem durante a noite!!

(Gaby) -- Não soube da tia Renata?? Foi parar na Casa Verde pouco depois da meia-noite!!

(Dindo) -- Casa Verde? O que ela foi fazer num quartel do Exército, ainda mais nesse horário, minha linda??

(Gaby) -- Que quartel do Exército, dindo? ‘Tá maluco?? Pelo visto, você não sabe o que é eufemismo, não é? Aposto que você nem leu o livro O Alienista, de Machado de Assis. (1)

(Dindo) - Claro que li, minha princesa. O Dr. Simão Bacamarte, personagem principal do livro, estabelece um hospital para loucos, a Casa Verde… Mas, o que isso tem a ver com a Dra. Renata R. Azevedo, uma dentista ainda jovem, especializada na área de implantodontia? Ela é da equipe do Dr Julio, que ficou de queixo caído.

-- Pois é ela mesma. Tia Renata chegou a casa por volta das sete ontem à noite. Ela estava muito cansada depois do plantão. Então, foi dar um cochilo no sofá. Aí, acordou às onze e meia da noite, tomou um banho, vestiu-se e foi direto pro hospício de João Pessoa.

(Dindo, assustado) -- Meu Deus do céu, Gaby!! Será que foi um problema de sonambulismo? Existem pessoas que andam enquanto dormem e nem percebem o que estão fazendo…

-- Woof! Woof! -- Não foi isso! Ela montou numa vassoura, abriu a janela do apartamento e foi voando direto pra Casa Verde - digo, pro hospício!! O pessoal de lá pensou que se tratava de uma bruxa, mas, depois que ela aterrissou, descartaram essa hipótese, porque a tia Renata mais parecia uma finalista do concurso Miss Brasil. Imagine você que ela ainda nem se tornou uma balzaquiana. Vai dizer que você não leu “ A mulher de 30”, de Balzac? (2)

(Dindo) -- Ai, Jesus!! Claro que li, meu amor. Será que a prenderam com uma camisa de força?

(Gaby) -- Que nada, dindo!! Há três coisas neste mundo que ninguém segura de jeito nenhum!

(Dindo) -- Três coisas?? E quais são, meu bebê?

Capítulo II

(Gaby) -- É fogo morro acima, água morro abaixo e doido no auge da crise!! Então, tia Renata apeou da vassoura e começou a varrer o gigantesco pátio do hospício. Enquanto escapava de três funcionários do manicômio numa carreira tresloucada, ela seguia varrendo o pátio e cantarolando a famosa canção do Sílvio Brito: ‘Tá todo mundo louco! Oba! ‘Tá todo mundo louco! Oba! ‘Tá todo mundo louco! Oba! ‘Tá todo mundo louco! Oba!” (3)

(Dindo) -- Ninguém conseguiu parar a coitadinha?

(Gaby) -- Conseguimos. A diretora do hospital e eu. A Dra. Luma Luka, com vasto conhecimento em psiquiatria, psicanálise e distúrbios mentais, tendo ela mesma sido paciente mental na adolescência, apanhou outra vassoura e começou a varrer no ritmo da tia Renata. Aí, as duas começaram a entabular conversa. A Dra. Luma Luka teve a brilhante ideia de mandar tocar a música Maluco Beleza, do Raul Seixas (4), no sistema de alto-falantes do hospício. As duas fizeram coro, acompanhando a canção e diminuindo a velocidade das varridas pra entrar na cadência da música. Foi justo nesse momento que cheguei ao hospício. A partir daí, formamos um trio. Ao perceber que era eu quem me juntava a elas na toada, a tia Renata parou de cantar, arremessou a vassoura bem longe e saiu em disparada em minha direção. Precisava ver a felicidade estampada nos olhos dela! De repente, o universo entrou em harmonia. Ela me pegou no colo, me abraçou e me beijou tantas e tantas vezes, muito mais que a soma dos grãos de areia das praias do Bessa e de Manaíra. Ela até pegou o celular e mostrou à Dra. Luma Luka um vídeo e algumas fotos que havia tirado comigo mês passado.

(Dindo) - Que coisa maravilhosa, meu anjo! E Dra. Renata ficou internada??

(Gaby) -- Nada disso!! A Dra Luma Luka cuidou para que tocassem a canção Balada do Louco (5), na voz inconfundível de Ney Matogrosso. Depois de se recuperar de uma profunda emoção ao ver as fotos e assistir ao vídeo, a Dra. Luma Luka, muito sábia, fez um diagnóstico rápido e preciso, liberando a paciente para voltar pra casa na mesma hora.

(Dindo) -- Graças a Deus!! Que alívio!! Qual foi o diagnóstico, Gaby?

(Gaby) -- Ela comprovou, cientificamente, que tia Renata é doida varrida por mim!!

FIM

1. O Alienista, de Machado de Assis. (1) -https://www.google.com/amp/s/guiadoestudante.abril.com.br/estudo/o-alienista-resumo-e-analise-do-conto-de-machado-de-assis/amp/

2. A mulher de 30”, de Balzac - https://g1.globo.com/pop-arte/blog/maquina-de-escrever/post/balzac-mulher-de-30-anos-e-nova-gramatica-amorosa.html

3. Tá todo mundo louco! - https://youtu.be/dF5uWSFlvtE

4. Maluco Beleza - https://youtu.be/01WCtTBNLfk

5. Balada do Louco - https://youtu.be/yOm9xpOD8Ys

Billy Parakalow
Enviado por Billy Parakalow em 28/09/2022
Reeditado em 29/09/2022
Código do texto: T7616583
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.