Cultura em Transe

SEMPRE repito que não possuo Cultura suficiente para me aprofundar em nenhuma área do conhecimento humano. Mas sou alguém que gosta muito de ler (leio até classificados dos jornais e nulas de remedios), isso tem me ajudado a suprir parte das minhas deficiências culturais.

Estou tocando nesse assunto porque ando desconfiado que nossa Cultura está em transe. Digo isso porque estão reduzindo as obras literárias e, pior, estão divulgando informações e dados errados.

Vou apenas citar alguns exemplos que constatei num jornal pernambucano. Acho que esse jornal está usando estagiários para não pagar bons jornalistas de ârea da Cultura. Vou citar aoenas três absurdos. Numa matéria sobre a saudosa cantora Clara Nunes, logo no início afirmaram que ela era carioca, esquecendo, sem dúvida, do samba Mineira de João Nogueira e Paulo César Pinheiro. Noutra matéria comentando a posse na ABL de um escritor pernambucano, disseram que ele escrevera doze romances. O escritor não escreveu um só romance, mas biografia e crônicas. Noutra matéria divulgando um livro sobre o poeta Manuel Bandeira afirmaram que ele, pasmem, era autor de Paulicéia Desvaraida e Macunaíma. De suas, uma: ou não conhecem a obra do pernambucano ou desconhecem a obra de Mário de Andrade. Sei que isso ocorre em todo o país.

Sem uma política cultural a nossa Cultura vai ficar sempre em transe. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/09/2022
Código do texto: T7615998
Classificação de conteúdo: seguro