Crônica Nr 7 -- O negócio está Russo!

Nota: Gaby é uma cadela Golden Retriever. Nome social: Gabriela Braço e Canela. Nascida em 11 Dez 21.

Instagram: @gabybracoecanela

(Gaby) -- Auf! Auf! (Bom dia!).

((Daddy) -- Bom dia, minha linda! ‘Cê ‘tá tão animada hoje!

(Gaby) -- E não era para estar? Ontem à noite, depois da reunião extraordinária do COVID…

(Daddy) -- 'Tô sabendo, minha flor. A prefeitura havia decretado o fim do uso de máscaras em locais abertos, mas a justiça local determinou, no interesse da saúde pública, que todos usassem máscaras na cidade. Por isso, houve a reunião…

(Gaby) -- Não 'tô falando dessa COVID, seu bobo!! Estou falando do nosso COVID, o sindicato "Cães Organizados e Vigilantes pela Igualdade de Direitos", criado no dia 19 Mar 22. O nosso COVID-19!!

(Daddy) -- Ah! Desculpe-me. É que, hoje em dia, só se fala na COVID, na pandemia…

(Gaby) -- Desculpado! Como eu estava dizendo, houve uma reunião ontem à noite. Deliberamos sobre as eleições para o próximo mandato. A ideia inicial era fazer eleições para presidente e vice-presidente uma vez por ano. Mas nosso presidente argumentou que um ano era muito pouco para cuidar do nosso sindicato. Depois do discurso fantástico desse gatinho, aprovamos um mandato de dois anos.

(Daddy) -- Oh, Gaby. Que história é essa de gatinho? Pensei que o sindicato fosse formado apenas por cães!

(Gaby) -- Claro que é, seu bobo!! É que nosso presidente, um Husky Siberiano originário da Sibéria, é tão charmoso, inteligente e confiante, que as meninas dizem que ele é um gato!! Se é que você me entende…!

(Daddy, pensando) -- Xi!! Esse sindicato vai ficar russo!!

(Daddy, falando) -- Como é o nome dele, Gaby?

(Gaby) -- Putin.

(Daddy) -- Putin?? Tem certeza, meu amor??

(Gaby) -- Claro que tenho! Ele tem o mesmo nome do papai dele. Um tal de Valdemar, Valdimir, Vladimir. Uma coisa assim…

(Daddy, pensando) -- Não falei?! Esse negócio de sindicato ‘tá ficando russo!!

(Gaby) -- Daddy, ontem ele nos levou a mim e ao primeiro-secretário para conhecer o iate do pai dele, o Scheherazade. É a coisa mais linda do mundo!! ‘Cê precisa ver o luxo que tem naquele “hotel flutuante”. Só o nome dele que me pareceu estranho. ‘Cê também não achou, Daddy?

(Daddy) -- É, meu amor. Muito estranho. É um nome de origem árabe. Em português, é Xerazade, que significa narrador de histórias das Arábias. Mas, diga-me uma coisa. Por que um iate gigantesco e caríssimo como aquele cruzou o Oceano Atlântico e veio parar no Brasil, minha flor? E por que ele convidou apenas vocês dois para conhecer o iate, minha linda?

(Gaby) -- Sei não! Como nós havíamos comentado com ele que queríamos concorrer a presidente do sindicato nas próximas eleições, ele disse que essa notícia merecia uma festa de comemoração. Quando chegamos lá, Daddy, precisava ver! Havia uma mesa lotada de comidas e bebidas. Só coisa fina!!

(Daddy) - A festa foi para vocês dois, imagino! Vocês comeram ou beberam à vontade, minha linda?

(Gaby) -- Eu mesma, não. Você me ensinou a comer somente na minha tigelinha rosa-choque. Não toquei em nada! Sou boba, não!! “I was born at night, but not last night!” Mas o Sandoval (Sand, para os amigos), esse tirou a barriga da miséria!!

(Gaby, sonhadora) -- Aquele iate é a coisa mais linda do mundo!! Compra um igual a ele pra gente, vai, Daddy!

(Daddy) -- Meu amor, quisera eu! De acordo com a CNN*, aquele iate custa cerca de setecentos milhões de dólares. Convertendo essa quantia na moeda brasileira, são aproximadamente três bilhões e meio de reais. É muita grana!! Só para você ter uma ideia, para juntar essa bufunfa, eu teria que ganhar sozinho vinte e cinco vezes o prêmio acumulado da Mega Sena. Vinte e cinco vezes, e sozinho!! Apostando com apenas um bilhete, a chance de acertar as seis dezenas em um sorteio da Mega Sena é de uma em cinquenta milhões.

(Gaby) - Isso pra você vai ser fichinha!. Nos anos noventa, teve um deputado federal em Brasília, chamado João de Deus, que disse na CPI que tinha ganho duzentas vezes sozinho. Duzentas vezes né brinquedo, não, viu?

(Daddy) -- Mas, também, com um nome desse, não dá pra competir, né, Gaby? Aquele deputado nasceu com os pés, com as mãos, enfim, com tudo virado pra lua!!

(Gaby) -- Daddy, para ajudar na minha campanha presidencial, Putin recomendou que eu fosse visitar a cidade portuária de Mariupol, na Ucrânia. Ele até comprou uma passagem aérea até a Polônia para mim. Ele não é fantástico?? Pense num cara planejador!! Puxou ao pai, na certa...

(Daddy, preocupado) - “Uma passagem aérea?? Somente de ida? E como você vai fazer para chegar a Mariupol, meu amor? O país está em guerra. Não há linhas aéreas circulando por lá. Viagem de trem ou de ônibus, nem pensar!!

(Gaby) -- Oh, Daddy. Não tem os corredores humanitários? Então, o Putin, nosso presidente, criou um corredor caninotário!! Esse presidente pensa em tudo!!

(Daddy, pensando) -- Agora ficou russo de vez!!

(Daddy, falando) -- Canino o quê, Gaby??

(Gaby) -- Otário!! Juntando com canino, fica caninotário, entendeu? Ele sugeriu que eu fosse primeiro àquele teatro maravilhoso de Mariupol para mostrar minha solidariedade ao povo ucraniano.

(Daddy) -- Aquele teatro, que foi bombardeado recentemente e no qual morreram cerca de trezentos civis?? Sei não, hein, Gaby! E por que o primeiro-secretário, o Sandoval, não vai com você?

(Gaby) -- Ele havia sido convidado, também. Mas, hoje de manhã, ele foi internado às pressas na UTI de um hospital veterinário. Coitado do Sand! Parece que é um problema de intoxicação alimentar muito grave…o pobrezinho ‘tá mais próximo do segundo andar que do primeiro. Se é que você me entende…

(Daddy, desesperado) -- Meu bebezinho, acho que essa sua viagem não vai rolar! Onde já se viu, Gaby? Milhares de pessoas já morreram por lá!!

(Gaby) -- Ah! Daddy, Deixa-me ir, vai!! Até agora, não morreu nenhum cachorro na Ucrânia. Pelo menos, a CNN não noticiou nada quanto aos cães.

(Daddy) -- Parabéns pelo uso correto em “Deixa-me ir”, minha flor! Ainda bem que você não disse “Me deixa ir” ou “Deixa eu ir… Mas a sua viagem é que nem a música do Raul Seixas: “Plunct, Plact, Zum. Não vai a lugar nenhum!!”**

(Gaby, resignada, fazendo muxoxo) -- ‘Tá bem! ‘Tá bem! Mas, no lugar da viagem, você vai me levar à petshop por três dias seguidos, começando hoje. Prometa-me, Daddy!! Mas não vale promessa de candidato político, hein!!

(Daddy) -- Prome…(sem concluir a promessa)

(Gaby) -- Primeiro de abril!! Primeiro de abril!!

(Daddy, percebendo o sorriso maroto da Gaby) -- Não vá me dizer que você inventou toda essa história somente para ganhar um passeio na petshop?? Não quero nem acreditar, Gaby!! Você quase me mata do coração, meu amor!!

(Gaby) -- Um, não. Três passeios!! E você caiu direitinho, Daddy!

(Daddy) -- Hoje é 26 de março de 2022. O primeiro de abril vai ser daqui a alguns dias. Brincadeira tem hora, Gaby!

(Gaby) -- ‘Cê acha que não sei, seu tonto?? Resolvi contar esta mentirinha antes porque, se a deixasse para o dia primeiro de abril, você iria descobrir logo!! Eu sou desenrolada, não sou?

(Daddy) -- Até demais para o meu gosto, Gaby!! Você quase me matou de susto, meu bebê!!

(Gaby) -- Desculpa, aí, Daddy!! Para relaxar, nada melhor que fazer um passeio pela petshop, não é??

(Daddy, bem mais tranquilo) -- ‘Cê não presta mesmo, hein, Gaby!!

(Gaby, pensando) -- (Hoje ele não escapa da petshop!)

Arfiop!! Arfiop!! (Vejo vocês na petshop!!)

Fontes: * CNN em inglês:

Photos show interior of superyacht some say belongs to Putin

https://edition.cnn.com/videos/world/2022/03/25/putin-yacht-navalny-anti-corruption-foundation-investigation-intvu-ebof-vpx.cnn

Raul Seixas. O carimbador maluco. https://www.vagalume.com.br/raul-seixas/o-carimbador-maluco-cifrada.html

Billy Parakalow
Enviado por Billy Parakalow em 27/09/2022
Reeditado em 15/10/2022
Código do texto: T7615329
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.