EXISTÊNCIA HUMANA 2.

setembro 27, 2022

EXISTÊNCIA HUMANA 2.

Como prometido, seguimos em frente com essas explanações sobre a existência humana, que não é nenhuma coisa fácil. Até pelo contrário.

Na vida, dizem existir um propósito. Isso no âmbito religioso. Atribui-se a Deus a nossa existência e o nosso destino. Nem chego a debater tal ideia. Porque não vale a pena discutir assunto ao qual não chegaremos aos termos, ao final. Isso porque as nuances que nos envolvem, e que nos são tantas, que perderemos tempo e mais vida para viver, se as discutirmos.

Apeguemo-nos a um ser humano nascido numa origem pobre. Pai e mãe sem nenhuma condição de oferecer-lhe algo que o empurre para a frente. Terá sempre muitas dificuldades. Até de sobrevivência. Mesmo com muita luta e abnegação será provável não vencer e nem chegar ao ponto desejado ou sonhado.

Felizmente, em muitos desses casos, aparecerá alguém ou alguns que o ajudarão. Isso nem é raro de acontecer. Mas aí caberá a este concentrar-se nessa ajuda e fincar a vontade de galgar progresso. Seja ele qual for, mas dentro da normalidade e, principalmente, da legalidade. Mas sabemos que muitos desses ajudados não correspondem a isso. São inertes, relapsos, negligentes. Esses são os que carregarão os fardos mais pesados na vida.

Até existem alguns que partindo de uma origem pobre, e sendo auxiliados por outros, conseguem alcançar algum ou muito sucesso na vida. Mas suas aplicações, concentrações e determinações, serão cabais nesse percurso. Um pouco mais à frente, perceberão que seus esforços valeram a pena.

Por outro lado, há aqueles que nasceram em berço esplêndido, como costumam dizer dos que vieram de famílias ricas, prósperas. Estes terão todas as facilidades possíveis em seus rumos. Estudarão nos melhores colégios e faculdades. E alcançarão uma vida próspera, podendo receber e angariar muito mais do que já receberam.

Mas nesse âmbito, há aqueles que jogarão todas as suas vantagens ao vendo. Ou no lixo, como dizem popularmente. Não se voltarão nem para o estudo, bem como para o progresso, escolhendo um caminho errático que os levarão ao insucesso, talvez até ao sofrimento. Tudo dependerá de sua própria índole. Ao final, colherão o que plantarem. Se o fizerem, no caso...

É e será sempre bom nos lembrarmos de uma afirmação muito conhecida de Shakespeare: "há mais mistérios entre o Céu e a Terra, do que imagina a nossa vã filosofia". E ela sintetiza quase todas as nuances com as quais nos deparamos em nossa existência. De boa e/ou de ruim.

Por hoje, ficamos por aqui. Mas seguiremos em outra oportunidade...

Terceiro Milenio
Enviado por Terceiro Milenio em 27/09/2022
Reeditado em 27/09/2022
Código do texto: T7615328
Classificação de conteúdo: seguro