Wake me up when September ends! (Em Português)
(Gaby está escutando, no YouTube, a canção "Wake me up when September ends", da Banda Green Day. Suspende a audição para conversar com daddy).
Capítulo I
Woof! Woof! Bom dia, gentem!!
(Daddy) -- Bom dia, princesa.
Woof! Woof! Por que você não gosta de sair comigo por volta da uma da tarde, daddy?
(Daddy) -- Eu adoro passear com você em qualquer horário do dia ou da noite. Você nunca me viu com a cara do cão chupando manga quando você me pede para sair. Nunca fiz cara feia!
Woof! Woof! É. Mas, durante este mês de setembro de 2022, você tem descido comigo para passear na praça ao meio-dia e voltado meia hora depois. É muito rápido!! Por que essa pressa?
(Daddy) -- Porque não posso perder meu programa favorito na TV por nada neste mundo!
Woof! Woof! Que programa favorito é esse, daddy? Será um jornal diário, um programa de esportes, uma novela, o jornal da CNN em inglês ou o jornal da RFI (Radio France Internationale) em francês?
(Daddy) -- Nada disso!! É muito melhor do que tudo isso junto, Gaby!! Em ano de eleiçōes, setembro é o meu mês favorito por causa disso. Meu programa favorito é a Propaganda Eleitoral Gratuita. Ou PEG, para os íntimos. Eu entro em delírio quando uma emissora de TV anuncia aquele jargão às 12:59h: "Interrompemos nossa programação para transmitir…". É uma emoção sem tamanho!!
(Gaby falando em inglês) Woof! Woof! Oh, God! Wake me up when September ends!
Woof! Woof! Mas todas as emissoras apresentam esse programa ao mesmo tempo!! Que chatice!! É um pé no ****…!! Não vou nem completar a frase porque alguma criança pode estar lendo…!
(Daddy) - Viu aí?! A PEG é tão boa, tão maravilhosa, que todas as emissoras fazem absoluta questão de transmiti-la ao mesmo tempo! E o que é melhor, Gaby, a PEG é totalmente gratuita!! Você não precisa desembolsar um centavo para vê-la na TV. Não é maravilhoso?
Capítulo II
(Gaby, sussurrando) Woof! Woof! Sabe de nada, inocente!! Mal sabe o daddy que esses…! Esses…! Esses…candidatos usam o dinheiro - verdadeiras fortunas -- dos nossos impostos para se promoverem na TV. Ô racinha podre!!
(Gaby, impaciente, falando em inglês) -- Oh, my God! Wake me up when September ends!
(Daddy) - 'Tô vendo que você não gosta deles, Gaby, mas é porque você não é humana. Os candidatos são tão sinceros, comprometidos e honestos, que fico até com pena de escolher um pelo voto e deixar os outros de fora…. Deveria haver cargos públicos para todos eles, não essas minguadas vagas no Poder Legislativo.
A Câmara dos Deputados, por exemplo, possui míseras 513 vagas para o cargo de Deputado Federal. Isso é um absurdo!! Deveria ter pelo menos mil vagas, você não acha?
( Gaby, sussurrando) Woof! Woof! Sabe de nada, inocente!!
Gaby, falando em inglês) Oh, my God! Wake me up when September ends!
(Daddy) -- E o Senado Federal, então? Por que o Senado possui apenas 81 vagas, sendo três por estado e mais o Distrito Federal? Bem que poderiam ser 162 cargos no Senado.
O único obstáculo real desse pequeno aumento no número de representantes legítimos e fiéis ao povo seria o número elevado de poltronas. Com as mesas, já não haveria problema. Como elas são bem espaçosas, bastaria fazer uma rachadinha bem no meio para que cada dois parlamentares (deputados e senadores) pudessem compartilhar uma mesa rachadinha-- digo, compartilhada. Eles não têm experiência em fazer uma rachadinha, mas logo aprenderiam. Não é verdade?
(Gaby, sussurrando) Woof! Woof! Sabe de nada, inocente!!
Gaby, falando em inglês) Oh,my God! Wake me up when September ends!
Daddy, você acha justo um Deputado Federal ou um Senador ter direito a décimo-terceiro e décimo-quarto salários, sendo que eles têm, além de um mês de férias, mais dois períodos de recesso de quinze dias cada com direito a passagens aéreas pagas pelo governo?
Capítulo III
(Daddy) - Claro que não! Que absurdo!! Pelo muito que eles trabalham, merecem até o décimo-quinto salário!! E o recesso é absolutamente necessário, pois eles precisam ver in loco se há pessoas no seu estado que precisam de emprego, exceto as pessoas da mesma família, para evitar o nepotismo, obviamente. Deve ser por isso que os colegas deles no Congresso, condoídos com tamanha desumanidade, contratam os parentes de outros parlamentares. E eles, seguindo o princípio justo e universal da reciprocidade, que os opositores invejosos chamam de "toma-lá-dá-cá", nomeiam em seus gabinetes os parentes dos parlamentares que viraram as costas à própria família. Isso é que é espírito de solidariedade praticado no mais alto nível de altruísmo…! E tudo dentro da lei!!
(Gaby) - Woof! Woof! Woof! Woof! Sabe de nada, inocente!!
Oh, my God! Wake me up when September ends!
Woof! Woof! E por que você não gosta de sair comigo por volta das sete e meia da noite, daddy? Durante este mês de setembro (2022), você não tem descido comigo para passear na praça por volta das sete e meia da noite…
(Daddy) - Conforme eu já lhe disse no começo, princesa, eu adoro passear com você em qualquer hora do dia ou da noite.
Você nunca me viu com a cara do cão chupando manga quando você me pede para sair. Nunca fiz cara feia! Mas, durante o mês de setembro, o horário das oito da noite é sagrado para mim. Às 20h em ponto, começa a reprise da Propaganda Eleitoral Gratuita. Ou PEG, para os mais íntimos. Não é o máximo?
(Gaby, encolerizada) -- Woof! Woof! Mas esse programa da noite é a mesma ladainha do PEG das 13h!! E o pior é que acabo tendo que assistir a essa baboseira com você!!
(Daddy) - Baboseira, não!! Mais respeito, hein, Gaby!! Essa PEG é tão popular que ganhou o mesmo apelido dado pela TV Globo ao seu programa de maior sucesso - depois da PEG, bem entendido!!
(Gaby, curiosa) -- Woof! Woof! Que programa é esse, daddy? Globo Repórter, The Voice Kids, Domingão com Huck ou Futebol?
(Daddy) - Nada disso!! Refiro-me ao programa VALE A PENA VER DE NOVO. Porque tudo o que é bom repete, né, princesa?
(Gaby, desesperada) - Woof! Woof! Sabe de nada, inocente!!
Oh, my God! Wake me up when September ends!
FIM
Gaby publicou uma continuação desta crônica com o título " Wake me up when October ends!".
Leia-a no link:
https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7625007