VISITAMOS O HORTO DE PADRE CÍCERO

Estávamos naquela manhã de Sábado, 13 de Agosto de 2022, visitando o Horto do Padre Cícero, lá em Juazeiro do Norte Ceará, despertava-me o interesse em conhecê-lo, de Ônibus do Renan Tur, que subiu pelo Caminho, beco. No topo da Serra do Catolé, a Equipe composta por 13 pessoas no Pátio encontra-se a Estátua de 27 metros de Padre Cícero, essa inaugurada em 01 de Novembro de 1969. O Horto é construído em 1950, pelo Dr. Mauro Sampaio, que era prefeito de Juazeiro do Norte em 1950, mais no Sábado, 13 de Agosto de 2022, podemos observarem os Boxes, ficam na Encosta do Morro, onde encontra o Horto, na pequena praça depara com a Casa do Padre Cícero, atualmente um Museu, contendo em seu interior, Malas de Couros, bancos de assentos, imagens, e fotografias deixadas como pagas de promessas por Romeiros e Romeiras do Padre Cícero Romão Batista. E continham quadros com fotos e também tem fotos sob o teto do Museu. E no interior do mesmo tem potes grandes e com água.

Em Outras Salas encontravam Ex Votos em duas Salas, estátuas de Padre Cícero e uma desta, Padre Cícero dentro da Rede, noutra deitado na Cama do mesmo. Em outra Sala um Mesa, e Padre Cícero, Floro Bartolomeu, a Beata Mocinha em outra Sala Padre Cícero e Maria Araújo, todas essas estátuas são de Ceras, as fotos de Romeiros, Potes Grandes, mais pelo meio da Manhã de Sábado, 13, vimos as escadarias de degraus em volta do Horto. E deparamos com os pedidores de esmolas, os vendedores de Fotos, de fitinhas e os fotográficos se oferecendo e pedindo para fotografar-os e depois vender as fotos.

Fiz fotos e mandei Maria José, fotografar-me, com a minha Câmara digital de lá do Horto, tinha uma imagem da cidade de Juazeiro do Norte, há 3 quilômetros, por esse local passam vários devotos de Padre Cícero, era esse o Caminho, que passava o Padre Cícero Romão Batista. Os visitantes e também os curiosos pela História em torno do Padre Cícero, acreditamos na preservação memorialista nos dias atuais encontram-se Prédios com apartamentos altos, várias Pousadas e Hoteis e Agências Bancarias e um grande Prédio, do Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte Ceará.

O Guia Victor Alexandre, nos guiou e a nossa Equipe composta e organizada por Simone dos Santos, logo após fomos levados para visitarem as Capelas uma delas do Perpétuo Socorro, vimos devotos ajoelhando e benzendo -se diante da imagem de Padre Cícero.

Chegavam quase toda hora Aviões com passageiros vindo do Aeroporto de Guarulhos SP, os Aviões aterrissavam em Aeroporto de Juazeiro do Norte, com uma população de “300 mil habitantes”.

Visitei o Engenho Padre Cícero, em parte sem funcionamento em cidade de Barbalha CE, o engenho Padre Cícero e os vendedores venderam, Rapaduras, aí o passeio pelos locais que existiam Estátuas de Santos grandes, não deparamos com monumentos Históricos, tudo estava referente a comercialização, levando o nome de Padre Cícero, que depois de 88 anos do seu falecimento em 20 de Julho de 1934, ainda há adorações diante da imagem do “Padim Ciço”.

No Dom. 14 de Agosto de 2022, José de Jesus, este andou de Teleférico da cidade até o Horto indo e voltando, conhecemos lugares importantes e Restaurante Coisas do Sertão, a Cidade de Juazeiro do Norte, encontra-se cercada de Serras, e próximo a terra natal de Padre Cícero, Crato CE.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 25/09/2022
Código do texto: T7614067
Classificação de conteúdo: seguro