LANÇAMENTO DO LIVRO ATRAEM CONVIDADOS E POETAS
No Quintal do Museu do Sertão, à noite de Sábado, 09 de Julho de 2022, estava repleto o Quintal e embaixo de Umbuzeiro, os convidados, observavam o lançamento do Livro Monte Santo Histórias que o povo conta, de Maria de Jesus Cabral, no local haviam muitas cadeiras brancas um Toldo, Mesas e Livro a venda por Maria Cabral e livretos e cordéis deste poeta José de Jesus, sobre árvore seca, como exposição.
Houvem apresentações, com o Sanfoneiro Manoel Artur de Jesus e os vocalistas Fernandes e Renan Moura, e a leitura de cordel em versos que foram lidos pelo Cordelista José Francisco de Andrade, do Povoado de Riacho da Onça, zona rural de Monte Santo, e da sede compareceu o poeta e cordelista José de Jesus esse chegou a ler 9 estrofes, de sua autoria, ambas foram escrita por mim, na sexta – feira, 08 de Julho de 2022, onde tratava-se de elogio a autora Maria do Socorro, isso aconteceu por volta dàs 22h 15, esse local ficou muito movimentado às 22h 46, ainda ouvia o Som da Banda de Pífano, que veio da Fazenda Boa Vista.
Quem estava mediando o lançamento era o Diretor do Museu do Sertão Emanoel Santos Cardoso, mais o Evento Cultural referia-se o 2º Lançamento do Livro a ser lançado por Maria do Socorro Cabral, mencionava-se os temas diferentes mais traziam-se em forma de ensaio referente a religiosidade popular em Monte Santo, o cangaço, entre outras versões e do ouvir falar sem aparecer a fala. Apareceram elogios a políticos, às mulheres e o cangaço com mini biografia de Virgulino Ferreira da Silva, outra mini Biografia a José Domingos dos Santos, o Zé Sereno e outras Biografias, não haviam fontes documentais e históricas e impressas dentro do Livro Monte Santo Histórias que o Povo Conta, tinham textos diferenciados, tratavam-se de artigos maus ensaiados onde os temas vão mudando para a religião Afro, encontravam-se textos que mencionava-se a Guerra de Canudos, a Pedra do Bendegó, o coronelismo, elogios biográficos a pessoas simples e também autoridades e principalmente aos políticos do passado ao atual de Monte Santo do Sertão da Bahia.
Faltaram as falas das pessoas expostas em fotos na capa do Livro, já citado, por isto o revisor José Gonçalves do Nascimento, passou despercebido, os erros de digitações e de datas. Portanto escrever precisa analisar bem as informações, checando-se para não plagiar e tendenciar-os.
As críticas diretamente e interrogativas pode alertarem o leitor e a leitora mais compreensiva a entendê-las , com noção. Por isso os elogios pode trazer uma reflexão crítica, enquanto isto, analisamos esses confrontos de ideias contra o lado conservador. A autora Maria Socorro Cabral, essa trouxem textos em crônicas, e memórias e Causos, e usou o imaginário popular, as falas dos populares não foram impressas.
Naquela noite de Sábado, 09 de Julho de 2022, tevem apresentações com dança da Peneira e o menino com o Berrante Manoel (Victor), estava presente Camila Severo Matos e outros convidados, desfrutam-se do Coquetel, José de Jesus como Guia do Museu do Sertão, esteve presente e saiu sua foto na capa do Livro de Monte Santo, historias que o Povo Conta, a Tese de doutorado de R.P.V.F. Caatinga e o Novo Sertão, mencionando-se aos 4 Município Monte Santo, Euclides da Cunha, Canudos e Uauá Bahia, não apareceram os depoentes e entrevistados os poetas e os cordelistas, falar da culinária da Capital Salvador Bahia ao Sertão, o Livro desse autor que indiretamente tornou-se omisso, usou algumas fontes de Livros como complemento textual. Nesta segunda-feira, 25 de Julho de 2022, Monte Santo completa 93 anos de Emancipação Política, foi decretado em 25 de Julho de 1929, pelo Decreto de Lei de nº 2.192, por Vital Soares Governador.