Porcarias que fazem sucesso

Se há algo que considero um grande mistério é o de ver obras culturais que são verdadeiras porcarias e não transmitem nada de positivo fazendo um sucesso estrondoso. Como explicar isso? É terrível ver pessoas se deleitando ouvindo cantores péssimos que cantam músicas sem letras de qualidade, comprando obras horríveis como Cinquenta tons de cinza ou assistindo a filmes e novelas totalmente inverossímeis e que nada ensinam de proveitoso. Podem dizer que isto é porque o Brasil é um país sem educação mas precisamos lembrar que obras sem qualidade são produzidas em todos os países. Os Estados Unidos são pródigos em lançar escritores ruins como Sidney Sheldon e a autora de Cinquenta tons de cinza, que não passa de uma péssima história que retrata de forma romantizada uma relação abusiva. O que há de saudável em ler uma obra onde se vê um homem tratando uma mulher como objeto sexual? Nada. E o pior é saber que o público feminino se deliciou com este tipo de história. Um outro exemplo de relacionamento nada sadio foi o do Coringa com a Arlequina, da DC Comics. Durante um bom tempo, blogs e sites que problematizam relações abusivas apontaram para o fato da Arlequina ser totalmente devotada ao insano palhaço, que a tratava de uma forma que muita gente não trataria um cachorro vira-lata. E chegava a ser estranho muita gente adorar vê-los como um casal.

Talvez um bom motivo para coisas ruins fazerem sucesso seja o de que a maioria das pessoas não tenha senso crítico. Tanto que não percebem detalhes que não fazem sentido e também as mensagens erradas que são expressas de forma implícita ou explícita nessas produções culturais. E, devido a isso, vemos obras com conteúdos machistas, preconceituosos e até racistas fazendo sucesso. Claro que isso não passa despercebido a quem tem um olhar crítico. Eu percebi isso ao ler certos mangás e ler certos livros que romantizavam relações abusivas. Não posso falar das novelas – seja da Globo, do SBT ou da Record - porque há muito tempo não assisto a novelas, embora acompanhe alguns sites e canais no Youtube que discutem aspectos problemáticos. Isso me leva a perguntar o que passa na mente dos autores que criam tais obras. Será que eles sabem que estão produzindo verdadeiras porcarias ou simplesmente não se importam e se preocupam apenas com o dinheiro que ganham? Acredito mais na segunda hipótese, embora em saiba que esteja correndo o risco de estar dizendo um achismo. Mas pensemos na produção de pornografia. Por que se produzem tantas obras pornográficas? Porque há quem consuma. E quem consome este tipo de produto com certeza não está preocupado com coisas como qualidade e verossimilhança.

Que eu posso fazer então? Eu tenho de admitir que, quando era mais nova, gostei de muitas coisas que hoje reconheço que tinham um enredo sem qualidade, como Cavaleiros do Zodíaco. Meus gostos mudaram e hoje meu senso crítico se afiou. Assim, hoje eu prefiro simplesmente não perder meu tempo com o que não presta. Claro que isso não me impede de vez ou outra escrever alguma resenha ou artigo apontando para os defeitos de um filme, desenho, mangá ou seriado. Talvez muitos me achem chata e digam que não tenho por que me intrometer com o gosto de ninguém. Faço então questão de dizer que não estou me intrometendo com o gosto de nenhuma pessoa. Estou apenas expondo meu ponto de vista e pessoa alguma é obrigada a concordar comigo. Até porque não tenho o poder de mudar a mente de ninguém e sei que sempre haverá porcarias fazendo sucesso.