RELÓGIO, MAIS QUE RELÓGIO

Prof. Antônio de Oliveira

E menos que toda espécie de tempo. O tempo passa para todos, mas não passa igual para todos. Passa para todos o tempo cronológico, mensurável, fatiado em segundos, minutos, meia hora, quartos de hora, hora, dia, dias da semana, meses... Contudo, veja a diferença entre meses e ‘longos’ meses. Calendário algum estabelece longos meses, cronologicamente: ou têm 30, ou 31 ou 28 dias. 29 de fevereiro, nos anos bissextos. Longos meses, só no nosso espírito. É comum alguém dizer: O tempo voa.“Time flies”. Tempo a seu favor.Nesse sentido, o time que está perdendo pode ter o tempo a seu favor se o tempo que resta ainda é longo. As torcidas sabem disso.

Eu acredito, ou melhor, eu percebo, dentro de minhas limitações, que existe alguém dentro de mim, que me faz ter noção de mim mesmo. Alguém que se identifica comigo, que me faz. chorar, rir, refletir. Estou apenas refletindo sobre o agora, que já não é mais agora.. Tempo todo mundo sente. Esse descobrir uma voz dentro de mim não o faço recorrendo a Freud, C.G. Jung, Lacan, Aristóteles..O ser humano adquire noção de três dimensões lineares: o passado, o presente e o futuro.Sabe que nasceu, vive, e que um dia encerrará seu ciclo de vida.. Para uns, obra do Criador compartilhada; para outros, acaso, destino... E você, o que pensa?

E o relógio, o que tem a ver com isso? Tornou-se um ícone, símbolo utilitário mais difundido que a ampulheta e, não raro, referência mundial de mensuração do tempo. Associem-se, pois, o Big Ben, os sinos espalhados por esse mundo afora, no alto de torres pontiagudas.

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 20/09/2022
Código do texto: T7610168
Classificação de conteúdo: seguro