A IMAGEM DA CORRUPÇÃO

Francisco de Paula Melo Aguiar

Não é a imagem e semelhança de Deus. É a vantagem indevida do particular em desfavor do poder público. É a poeira que lubrifica os serviços e obras públicas em qualquer esfera de poder quando demonstrar dificuldade para arranjar facilidade, basta aparecer cifras do a César o que é de César e a Deus que é de Deus. Onde tem dinheiro tem poder e corrupção. A corrupção não é gratuita, uma vez que promove enriquecimento ilícito e favorecimento indevido para o corrupto ativo e bem assim para o passivo. A corrupção faz a festa. A corrupção não tem limite, basta envolver dinheiro, bens e ou serviços públicos, que podem em tese, serem transformados em "favores" à margem da lei. O dinheiro é a "ética" usada pela corrupção para desviar o leito natural do rio e fazer o trem subir ladeiras.

A quem interessa oferecer bens e serviços de primeiro mundo a massa? Por que o bem-estar é prometido e não é conquistado pela massa? Por que existem pessoas visíveis e invisíveis? Por que o meio ambiente é tão lembrado, protegido e tão agredido? Quando o interesse coletivo é negado é porque o particular compra tudo, pode ir verificar que aí tem indícios que levam a corrupção.

A corrupção é o desvio direto e ou indireto de tudo que é público para beneficiar o privado e ou particular. Alguém tira vantagem como agente público para se beneficiar direta e indiretamente e ou mediante pagamento de propina. Isso é semelhante ao dito popular que mato de tem olho e parede tem ouvido.

Onde tem fumaça tem fogo, assim sendo, onde tem facilidade sem motivo de ser, tem corrupção antes, durante e depois dos resultados ideológicos que sairão das urnas. Onde tiver um doador de bens e de serviços, tem interesses escusos envolvidos, políticas públicas que são confundidas com favores políticos, uma forma moderna de confundir a massa com benefícios que representam corrupção, uma vez que o dinheiro público é quem está pagando tudo, como por exemplo, um político qualquer, arranja um exame médico, remédio e ou uma cirurgia para um eleitor, dizendo que é favor que ele está dando... Fakes modernos... Isso é mentira e é corrupção porque o eleitor tem direito a tal exame, etc, tudo pago pelo erário via o SUS e não pelo bolso atravessado do vereador, prefeito, governador, presidente da república, deputado estadual, deputado federal, senador e a quem fizer sua ordem.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 20/09/2022
Reeditado em 20/09/2022
Código do texto: T7610081
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.