"Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo"

20 de Setembro, o dia que o Rio Grande do Sul comemora a revolução farroupilha. Uma guerra onde o interesse não era a separação, mas a diminuição dos impostos em cima do charque gaúcho. Um alimento usado na alimentação dos escravos no sudeste.

Dez anos se passaram até o fim da sangrenta guerra e os farroupilhas conseguiram o que almejavam e se esqueceram logo da proclamação da República gaúcha e seus ideais libertários. Os derrotados foram os escravos que lutaram pelo farroupilhas. É a história.

Entregues para o império, os escravizados tiveram um fim pior do que antes enquanto Bento Gonçalves gozava dos prazeres da aliança com o império.

Homens brancos batem no ombro um e do outro, homens negros morrem em um navio qualquer. A promessa era a liberdade, ganharam o inferno.

É ensinado para todos os gaúchos, pelo menos para a minha geração, que os revolucionários eram gente boa e só queriam a liberdade de todos. Mas não foi o sofrimento do homem negro nas estâncias a causa da revolução. Foi a ânsia do lucro pelo homem branco que mal sabia como carnear um boi, afinal, toda a produção do charque era feito pelos escravos.

Cidades foram erguidas pelo suor e sangue africanos. Interessante, gaúcho significa miscigenado. Essa miscigenação só é lembrada quando é para pintar os farroupilhas como heróis da liberdade. "São livres todos os homens livres nascidos no Rio Grande do Sul" dizia a constituição. A verdade é que os livres tinham cor branca. E foi assim até o fim.

Neto, outro "herói" foi para o Uruguai junto dos seus escravos que eram só "livres" com ele e se o seguissem.

"Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.." esse é o hino do estado. Essa é a nossa história.

Feliz dia do gaúcho para todos os brancos, aos negros e índios, meu sincero pedido de desculpa.

Maicon dos Santos
Enviado por Maicon dos Santos em 20/09/2022
Código do texto: T7610069
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.