Idosar!
Idosar!
Estou lidando com o processo de idosar pessoalmente, na família, com conhecidos, com pacientes. Eu e a Emerenciana passamos dos 70. Nosso projeto é 90 anos, com lucidez, mobilidade e independência, atributos que marcam nossas vidas desde sempre, e contamos com eles até o final, sinais de dignidade do desenrolar do processo do viver biológico, do idosar. Se tem outros, nós não sabemos, os espiritualistas, tais como os cristãos, acreditam que tenham.
Esta semana visitei um amigo de 98 anos, numa cama de hospital, amarrado para não retirar os tubos, as sondas de alimentação, de hidratação, que o mantém vivo, vivo morto, sem mobilidade, independência, só lucidez, não explícita.
Ontem, uma cuidadora me pediu ajuda com fraldas geriátricas.
Hoje, encontrei com outro amigo idoso e lembramos do amigo idoso, que tem lucidez, mas falta independência e mobilidade. (Curioso, aos 70 anos, nossos amigos mais próximos são idosos.)
No idosar, o que mais faz sofrer não é a deterioração física, a incapacidade da mobilidade, a ausência do vigor físico, o que faz sofrer mesmo, o que mais oprime o idosar é a onipresença da lucidez, da consciência, que permite ao idoso saber exatamente o que está acontecendo consigo, aí, a falta do vigor físico, o imobiliza e o transforma num ser incapaz de resistir, de reagir à realidade inapelável do fim do processo de idosar... a morte!