ESTRUTURALISMO
Prof. Antônio de Oliveira
Denomina-se estruturalismo um dos sistemas cuja corrente de pensamento contribuiu para a psicologia, etnologia, sociologia. filosofia, linguística. De modo geral, uma estrutura é real porque existe; não existe necessariamente só porque é válida. Se bem que uns pensam assim como os adeptos do “querer é poder”, Como sistema, tendo como alvo de pesquisa constituído por indígenas, o tupi se integrou ao português, haja vista inúmeros nomes indígenas na nossa toponímia. Aliás, guardadas as proporções, também nossa geografia foi batizada com o nome de santos, tirado do calendário hagiográfico. Portugueses e espanhóis mais letrados também usaram o método visual, sensorial, para denominar acidentes geográficos, só que reelaborando a tradução: Abrolhos, abra os olhos, “aperi oculos”; Montevidéu, vejo o monte, “montem video”.
De 1935 a 1939, L évi-Strauss ministrou aulas na Universidade de São Paulo, juntamente com sua esposa, Dinah Lévi-Strauss, e professores integrantes da missão francesa na então recém-criada USP.
Claude Lévi-Strauss nasceu na Bélgica (1908) e faleceu em 2009. Seu livro mais marcante data de 1955: “Tristes Trópicos”, com base em pesquisas realizadas “in loco”, em várias regiões do Brasil. São várias as vertentes do estruturalismo. Lévi-Strauss é representante de um deles.
Este apanhado esboço, que rima com acanhado, é apenas um voo de pássaro. Ou melhor, uma tentativa de voar. Difícil é encontrar todos os lances e intrincamentos de uma estrutura.