Porque ela fez isso?

"Porque o amor é como fogo: se rompe a chama, não há mais remédio” (João Bosco em Das dores de Oratórios)

Eu já estava lá naquele hospital psiquiátrico fazia uns dias. Lá se perde a noção de tempo, mas não a de rotina, quando me deparei com um rapaz em seus 23 anos. Camisa rasgada, transtornado, contido por dois gentis policiais da cidade de onde ele fora trazido, após quebrar tudo que viu pela frente, agressivo e em surto.

Eu, nada sabia daquele ocorrido, só observei do meu canto. Estava orientada para não perder a veia jornalística e tentar entender. Após conviver com um rapaz doce por uns dois dias, não me conformei em ver suas crises sem entender e fui investigar. Através de uma das meninas da enfermaria, soube a história.

Me compadeceu e a reação que ele teve ao fato me fez lembrar a canção Das dores de Oratórios de João Bosco, onde uma noiva perde seu nubente para a morte. Ele tinha uma namorada de 2 anos e meio na cidade vizinha. Um dia, munido de um par de alianças com nomes gravados, foi encontrá-la.

Não. Essa foi a resposta da moça. Sem criticá-la, pois todo sim ou não têm seus motivos, senti dó dele, que voltou à sua cidade e quando se deu conta do que havia acontecido, entrou em surto e começou o quebra quebra em plena praça que o levara até o hospital psiquiátrico.

Anos depois, nunca mais soube dele. Sei que não consigo esquecer a dor em seu olhar, quando ele me pegava pelo braço em busca de atenção ou estava pelos cantos chorando alto e repetindo “porque ela fez isso, meu Deus”.