Gestos Mesquinhos

PARA mim os gestos miúdos, pequenos e mesquinhos só causam ojeriza, asco e indignação. Sei que tenho preferências, lado, posição ideológica. Nunca escondi isso. Mas sempre consegui conviver de boa com a contrários. Não posso detonar amizades por causa de divergências polítodas. Por isso fico espantado com certos gestos miúdos e com essa pequenez de não tolerar o pensamento divergente. Só há um motivo para se quebrar um laço: quando há falta de respeito, ofensa ou tentativa de nos ridicularizar.

Vou repetir o que acho do regime democratico: - Democracia é o regime em que um diz e o outro diz; em que um diz e o outro tem o direito de contestar. Por que essa raiva incontida, essa sangria desarmada, essa fúria insana? Por que essa pequenez e esse surto de ódio? Detesto o sentimento de rancor, raiva e retaliação. Sempre lembro o verso de Chico Buarque: "Filha do medo, a raiva é mãe da covardia".

Precisamos fazer o bom combate, cada qual com suas ideias e posições, mas sem raiva e nem pequenez. Convém lembrar Guevara: "É preciso endurecer mas sem perder a ternura jamais". Nem a ternura e nem o humor. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/09/2022
Código do texto: T7608604
Classificação de conteúdo: seguro