A VERDADE SEJA DITA...
Todo o meu respeito ao prof Loryel , um grande conhecedor da história do Brasil/Portugal, mas me assusta a omissão da importância do povo Judeu na história do Brasil.
A 1500 anos aC o hebreu Moisés, fora adotado, educado e criado como príncipe por Faraó, e portanto instruído e conhecedor de toda a ciência do antigo Egito, e acabou por se tornar o líder do maior êxodo da história libertando seu povo da escravidão no Egito . Assim algo semelhante também aconteceu no ano de 1500 dC ( 3 mil anos depois) . Houvera nascido em 1452 Salamanca /Espanha Abraham Ben Samuel , conhecido por Zacuto, pois era filho de Samuel Zacuto .
Sendo ele judeu, fôra educado pelo sistema católico romano, seus futuros algozes, na primeira Universidade da Espanha em Salamanca ,tornando-se astrônomo e matemático.
Ele foi quem elaborou as primeiras cartas das efemérides e aperfeiçoou instrumentos de navegação que vieram a permitir a inauguração da chamada Era das grandes navegações intercontinentais por volta do ano de 1500.
Toda a elite de navegadores seus contemporâneos o conheceu. Quando se abate a inquisição na Espanha, milhares de judeus se refugiam em Portugal , inclusive Zacuto. Ainda que Isabel a rainha tenha implorado para que permanecesse na Espanha, bastando apenas que renunciasse sua fé , o que considerou impossível , pois já era neste tempo um rabino.
Foi ele o grande injustiçado pela historia, pois obviamente os louros, a glória foram para Don Manuel rei de Portugal "o afortunado "'que ficou conhecido como o Patrono da era das grandes navegações.
O resumo é que um dia num passado distante este povo perseguido pelo exército de faraó, viu diante de si um mar se abrir na península do Sinai em direção a terra prometida, e desta vez perseguidos novamente pela furia da famigerada inquisição catolico Romana , que os obrigava a renegar a fé para preservar a vida visto que os bens ja haviam sido confiscados. Se viram literalmente entre a CRUZ e a ESPADA . Porém preparara Deus dentre seus filhos , o grande ZACUTO e que desta vez não abrisse o mar, mas um caminho entre as estrelas que os fizessem passar sobre as águas. Assim chegaram aos milhares no nordeste do Brasil. O judeu Fernando de Noronha primeiro donatário das capitanias hereditárias apresenta um projeto ao Rei Don Manuel para explorar e marcar presença Portuguesa nas novas terras, e por trinta anos , a partir de fevereiro de 1504,
se dedicam ao corte e transporte de Pau Brasil , o pau ferro que em hebraico é ( Barsel) assim ficaram/ficamos conhecidos pela atividade de "brasileiros" na terra de Vera Cruz. A sociedade hebraica de São Paulo tem registrado algo em torno de dez mil sobrenomes brasileiros de origem judaico sefarditas oriundos da península Ibérica
ao longo destes séculos ..A verdade é que somos uma nação majoritariamente descendente de judeus Sefarditas e Asquenazins ; estes últimos chegaram aqui após as duas grandes guerras . E se não bastam os sobrenomes, atentemos para os milhares de nomes como:José,João, Josué, Jacó, Jeremias,Paulo,Pedro,Ana,Maria,
Marta,Rute,Débora, Raquel, etc. Todavia é ledo engano pensar
que a inquisição foi no passado. Ela continua disfarçada sob a batuta de Antônio Gransci corrompendo e destruindo sistematicamente as famílias e seus valores judaico cristãos . Vivemos atualmente um limiar de Eras , estamos deixando para trás a Era de Peixes com seus 2160 anos conhecida como a Era Cristã, que cumpriu seu propósito de oferta de redenção da humanidade, (para os que a aceitaram) e já vislumbramos a aurora da Era de Aquário onde se cumprirão as demais profecias , como: "nada mais há em oculto que não haja de ser revelado" Lucas 8:17.
Toda a verdadeira história da humanidade virá a tona.
Seja por achados arqueológicos, documentos encontrados, e novas tecnologias capaz de mapear antigos sítios onde se construíram cidades sobre cidades. Quem viver verá!
A propósito o nome "Ceará" é de origem hebraica e significa ( tempestade). Como também o pequeno chapéu que o nordestino usa e chamam de quipá, os judeus o usam em suas cerimônias e se chama quipar.
_*Gilberto Martins*_