II OS “BENS” DE CADA UM... 18h09min.

Aqui, continuamos “sofrendo” com as baixas temperaturas, isto não é de hoje, mas já é somatória de vários dias, tanto é que a pessoa que viria fazer o corte da grama, não pode vir, em face de constantes chuvas, acompanhadas de muito frio. Hoje finalmente saiu um solzinho...

O singelo texto não é um “julgamento”, mas tão somente algumas conjecturas, ouvi que os bens deixados pela Rainha Elizabeht II passam de três bilhões de reais, diferente do nosso último Imperador do Brasil, que ficou no poder quase 50 anos, com o inesperado golpe militar, tiveram que abandonar o país, ele, sua família, e os amigo mais próximo, que tinham um melhor poder aquisitivo...

Antes de embarcarem, os “revoltados”, quiseram diminuir sua culpa, oferecendo ao Imperador algum valor em dinheiro, e o mesmo não aceitou. Partiram, sua esposa faleceu em viagem, foi sepultada em Portugal, ele, continuaria o seu calvário por mais dois anos em Paris, ficou hospedado em hotel de terceira categoria, há afirmações que amigos mais próximos financiavam o pagamento do hotel.

Muitos acompanharam o Imperador e sua família, no exílio sem volta, com destaque a Antônio Rebouças, engenheiro, em que o Imperador financiou a ele e seu irmão André, uma bolso de estudos em Paris, de aperfeiçoamento, no ramo de engenharia, Antônio, partiu, junto com esta triste comitiva, ele ficou na Ilha da Madeira, e nunca mais voltou ao Brasil, seu irmão André, falecera, um pouco antes do término da construção da excepcional ferrovia, em terras paranaense, ligando Curitiba, a Paranaguá, que atravessou a Serra do Mar, em que alguns engenheiros europeus afirmaram que era impossível transpor a Serra do Mar, com uma ferrovia, Antônio e André, foram ao Imperador e aceitaram o desafio, e a monumental obra foi feita, - 1885 – e até hoje os trens passam sobre ela...

Tudo isto causa “espanto”, a Rainha da Inglaterra, deixa uma fortuna de mais de três bilhões de reais, quanto ao nosso Imperador, acabou com parcas moedas no forçado exílio... Um bom final de semana, aos nossos prezados leitores(as) 18h37min.

Curitiba, 17 de setembro de 2022 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras,com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@gmail.com

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 17/09/2022
Código do texto: T7608225
Classificação de conteúdo: seguro