PENSAR NO PASSADO, QUANDO NÃO VALE A PENA

O que é passado? É algo que decorreu, que passou no tempo, que ficou para trás. Observemos bem a parte que diz: que ficou para trás.

Muitas vezes em nossas mentes vem lembranças de coisas passadas sem que esperemos e, por incrível que pareça, em sua maioria são pensamento de coisas ou momentos que nos causaram algum desconforto durante nossas vidas. O mais curioso é que à medida que vamos envelhecendo estes pensamentos se tornam mais frequentes.

Lembramos de coisas erradas que fizemos, de decisões que magoaram pessoas e que, muitas vezes decisões que não tomamos e que também nos magoaram.

Pensamentos são como pássaros, isso me faz lembrar uma frase de Matinho Lutero que muitos erroneamente acreditam ser um versículo bíblico: Não podemos impedir que pássaros voem sobre nossas cabeças, mas podemos impedir que eles façam ninho sobre elas.

Isso é uma realidade, não podemos muitas vezes impedir que pensamentos simplesmente apareçam em nossas mentes, é parte da função do nosso cérebro. Contudo, podemos abortar estes pensamentos e, sobre ele sempre procurar lembrar de momentos de alegria, de satisfação, de prazer que vivemos.

Quantas vezes não nos pegamos a lembrar de atitudes que tivemos com alguém que amamos e que fizemos sofrer, os filhos principalmente com seus pais, os pais com seus filhos, o marido com a esposa, esta com seu marido. Passamos por tantos momentos difíceis em toda nossa vida, lembrar um erro não vai mudar. Pensar na viagem que não foi feita por pura birra, agindo como criança já sendo adulto.

E quanto à nossa infância quando lembramos da pedra atirada na vidraça e das consequências advindas dela, coisa de criança, mas até este tipo de pensamento ainda causa dor, desconforto.

O tempo me ensinou que este tipo de pensamento deve ser rapidamente abortado. Lembrar de fracassos então, quando falhamos em uma prova ou uma entrevista de emprego.

Estes são alguns dos exemplos que assolam nossas mentes muitas vezes, mas que devem ser rapidamente abortados e substituídos incontinente com pensamentos bons que vivemos, as conquistas que tivemos, a alegria de estar em um lugar com o qual sonhamos.

Valho-me do Novo Testamento quando o aposto Paulo diz em Fil. 4.8:

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, se há algum louvor, nisso pensai.

Parece difícil? Não quando treinamos nossa mente para ter este tipo de postura!

Pensamentos ruins e desnecessários não mudam em nada a nossa vida, se estamos gordos, lembrar desses pensamentos não vão nos emagrecer, se estamos endividados, estes pensamentos também não vão pagar nossas dívidas.

Conheci pessoas otimistas e conheci pessoas otimistas beirando o irreal, não é uma questão de ser otimista, é sim uma questão de aprender a ordenar os pensamentos e não sofrermos mais com eles!

Nossa mente deve ser ocupada apenas com o que é justo, embora vivamos em um mundo injusto, pensarmos no que é honesto, embora vivamos em um mundo por demais desonesto. Mas o mundo, o que me cerca não pode me obrigar a pensar como ele. Voltando ao que o apóstolo disse em Rm. 12.2:

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento (mente), para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Como podemos ver, saber conduzir nossa mente, nossos pensamentos é o que nos leva a ter uma vida melhor. Abortar pensamentos ruins, abortar lembranças ruins certamente nos farão ter uma vida melhor. O tempo que perdemos em ruminar o passado, não nos permite olhar o presente com inteligência.

Pensamentos podem ser abortados, principalmente aqueles que nos entristecem, que nos levam a um passado de tristeza e nos fazem procrastinar o nosso presente.

Portanto, esqueça o passado, ele não vai voltar e isso me faz lembrar de uma outra frase que nunca esqueci sobre o passado de Doménico Cieri Estrada:

Traga o passado somente se for construir a partir dele.

Lembre-se, pensamentos que não valem a pena, lembranças que não valem a pena devem ser abortadas imediatamente, o pássaro pode voar sobre nossas cabeças, mas só farão ninho se o permitirmos.

Viva o hoje, sinta o seu presente, e mesmo que ele esteja sendo difícil no momento, isso irá passar, como tantos outros momentos que muitas vezes considerávamos que não suportaríamos passaram. Se venceu antes, irá vencer agora, se Deus te deu capacidade de chegar a um determinado ponto da vida em que não precisa mais se preocupar, agradeça a Ele.

Mas não deixe pensamentos que não valem a pena fazer ninho, ficar rolando de um lado para outro em sua mente. O que for puro, agradável, seja apenas isso que ocupe o seu pensamento.