Que Bom Que Somos Racionais

Porque é tão difícil viver o presente, aproveitar os momentos, curtir a chuva, esperar florescer, admirar um sorriso, caminhar sem destino, esquecer o passado, não imaginar o futuro?

Que bom se fossemos como os pássaros que migram a cada estação, voam sem rumo até encontrar seu repouso, constroem seus ninhos, mas não se prendem a eles, cantam a cada manhã como se aquele lugar fosse único, se alegram como se vivessem seu último dia. Não plantam, nem colhem, mas mesmo assim se alimentam, não se vestem, mas não morrem de frio, não se frustram com a chuva, mas se alegram com ela e quando o sol aparece sabem agradecer pelo brilho e calor que ele oferece gratuitamente a cada dia.

Que bom se pudéssemos aprender com a natureza, grandiosa em beleza, em riquezas, em recursos, em equilíbrio, se doando sem reservas, sem egoísmos, porque este é seu dom maior, porque ela existe em favor da vida. Que bom que somos seres racionais, assim não matamos a natureza por ganância, não provocamos a extinção dos animais por esporte ou maldade, não defraudamos o nosso próximo e nem lhe tiramos a vida por razões banais ou simplesmente por falta de amor. Que bom que somos racionais, assim não nos omitimos e nem negligenciamos nosso papel diante da sociedade, nem trabalhamos ou defendemos causas que privilegiam uma minoria, não invertemos os valores morais, éticos e religiosos por causa de leis modernas que sevem apenas para desestruturar a base da sociedade, a família.

Ainda bem que vivemos em grupos, numa sociedade civilizada, rica em cultura, em história, que aprende com os próprios erros para não mais cometê-los, que na boa educação da criança de hoje, cresce um adulto digno e de caráter amanhã, que investe em qualidade de vida e saúde, para que nossos velhos possam nos presentear ainda mais com sua presença, seu tempo, seus sábios ensinamentos adquiridos pela longevidade. Ainda bem que investimos na conscientização das pessoas para que cada um possa respeitar e ser respeitado nos seus direitos e deveres de cidadãos, promovendo a prática do politicamente correto entre as classes sociais, culturas, etnias, raças e credos.

Puxa, como é bom mesmo que somos racionais!