CARPE DIEM

Prof. Antônio de Oliveira

Aproveite o dia de hoje e creia o mínimo possível no amanhã. Não conte com o amanhã. Advertência: Não desperdicemos o tempo: “Enjoy the present.

Carpe diem!”

O poeta romano Horácio (65-8 a.C.) destinou esta ode (liv. I. Ode XI, v.8)aos gozadores da vida, em geral, e aos epicuristas ou “grei de Epicuro” (341-270 a.C.), considerado Apóstolo da Amizade e Profeta do Prazer. Numerosos, na verdade, têm sido os seguidores, romanos e gregos. Outros povos também, dado o caráter gozoso, de vida fácil e dissoluta. Fragmento de um verso, “Carpe diem”, ficou popularizado a partir do filme Dead Poets Society.

Sociedade dos Poetas Mortos, de 1989, narra a trajetória do professor de Literatura John Keating, interpretada por Robin Williams. Ele usa meios considerados não ortodoxos, numa escola de disciplina rígida. O filme é focado na rotina inflexível do dia a dia que os gestores escolares impõem, preocupados com o próprio status e o futuro prestigioso dos alunos. Nota-se que os alunos não têm a devida liberdade de escolha com base nos quatro pilares do projeto pedagógico: tradição, honra, disciplina e excelência, mas, sim, as escolhas são tomadas pelos pais e educadores.

Duas palavras mágicas e que vingaram mesmo, inclusive mercadologicamente, foram “Carpe diem”.Aproveite o dia.

E, por ser breve a vida, procure reduzir a longa esperança. Enquanto leio Horácio e você me lê, voa o tempo invejoso.

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 17/09/2022
Código do texto: T7607857
Classificação de conteúdo: seguro