É Proibido Sonhar!

Os sonhos não existem mais? Mas quem pode tirar a fantasia da criança? Quem determinou que é proibido sonhar?

Talvez de todas as minhas frustrações, esteja vivendo a maior agora, até então eu sonhava muito, as vezes até acordado.

Sonhava que eu era um super herói, que salvava as pessoas, que combatia o mal, que defendia os mais fracos e acolhia os humildes.

Sonhava com campos floridos e rios de águas cristalinas, que podia falar com os animais e todos eles me entendiam.

Sonhava que vivíamos em tempos de paz, que a generosidade tinha voltado e que as pessoas se ajudavam, porque não eram egoístas e avarentas, que o capitalismo havia dado lugar a um mundo mais justo e mais humano. Sonhava que as desconfianças eram exceções, que as boas intenções ainda serviam para alguma coisa, que nossos erros eram vistos como preciosas oportunidades que a vida nos deu para crescermos como gente. Sonhava que era bom o bastante para fazer amigos e eles se importavam, até choravam comigo e me faziam companhia quando eu estava só e gostavam de mim de verdade. Sonhava que o tempo era relativo e não essencial, que o dinheiro não era o mais importante e que as pessoas doavam ambos para aqueles mais necessitados.

Mas um dia acordei, achei tudo muito estranho, não parecia um dia normal, as pessoas me olhavam com pena, sabendo que algo havia me acontecido. Pelo semblante pude perceber que não era algo bom, se preparavam para me dizer algo, enquanto cochichavam pelos cantos, uns choravam, mas a maioria ria para mim e de mim. Até que alguns vieram em minha direção, como escolhidos para uma missão que não queriam, mas necessária, se aproximaram e disseram que precisavam me dizer algo importante. As palavras enroladas, eu quase podia ver o nó em suas gargantas, impedindo que a voz saísse naturalmente e o pouco que saia era bem baixinha e trêmula. Fiquei estático por alguns segundos, mas pensei, o que poderia ser mais difícil para mim, do que receber a notícia da morte do meu pai, de saber que a panela estava vazia na hora da única refeição do dia, que não havia agasalho para me aquecer nas noites frias, que parte da minha juventude havia sido trocada pelo bem estar de meus irmãos menores e de minha mãe viúva, que as pessoas que eu mais podia esperar ajuda sempre foram as primeiras que me viraram as costas, mas sabia também que com perseverança, humildade e suor do trabalho também poderia vencer.

Depois de uma rápida reflexão falei para aquelas pessoas: Digam o que tem para me dizer, porque nada pode me atingir, estou preparado para tudo, a vida me preparou. Então sem hesitar me falaram calmamente: A partir de agora você está proibido de sonhar! No começo achei graça, até ri um pouco, mas percebi que não era para ser engraçado e perguntei porque, mas jamais vou esquecer da resposta e como eu gostaria de esquecer, desta vez um coral daquelas vozes ressoou em meus ouvidos e eu chorei amargamente...PORQUE VOCÊ CRESCEU!