Ternura

ACHO, sinceramente, que sem ternura ninguém consegue ser feliz. Sem ternura, costuma dizer uma amiga, o ser humano não consegue nem chupar direito um pirulito. Exagero? Não. Ser ternura a pessoa é um zero à esquerda.

Para mim uma das canções mais bonitas da MPB é “A Noite do meu Bem”, de Dolores Duran. Num verso ela canta: “Quero a alegria de um barco voltando/ Quero ternura de mãos se encontrando/ para enfeitar a noite de meu bem”.

Mas deixo claro que a ternura não se limita só ao relacionamento amoroso, mas a todo o comportamento humano, em qualquer circunstância. Lembro, por exemplo, que Che Guevara nos momentos mais críticos dizia: “Devemos endurecer mais sem perder a ternura jamais”.

Pessoalmente, mesmo sendo arengueiro e meio esquentado, não sei viver sem a ternura. Sem ela não viveria. A ternura dá cafunê e faz chamego na alma, adoro o que disse Charles Chaplin: “Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade e ternura do que de inteligência. Semi isso a vida se tornará violenta e tudo se perderá”.

Por fim acho que devemos evitar os violentos, os incompatíveis com o sentimento da ternura, principalmente aqueles que são violentos e grossos com as mulheres, os fascistas. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/09/2022
Código do texto: T7606210
Classificação de conteúdo: seguro