A VIDA COMUM E OS ASTROS

A VIDA COMUM E OS ASTROS

O Homem -- ou melhor, o ser dito humano -- de alguns mil~enios no Passado dirigia a sua vida a partir de "sinais" na Natureza, por intuição inata ou pela observação de eventos e fatos e as conclusões que tirava disso. A índia Txai Suruí confessa hoje (2022), num artigo em jornal que não saiu de casa em certo dia recente porque fazia sol com chuva, "casamento de viúva" entre brancos, mas que para seus antepassados era sinal de mau agouro, de coisa negativa, fato ruim. Um amigo dela ignorou os sinais e foi para a tal reunião, agendada dias antes. Findou agredido e terminou seu dia todo engessado, num hospital de Porto Velho (RO). Me pergunto se -- nesses tempos "bolsoloucos" -- êle não teria sido espancado, ainda que só fizesse sol... ou garoa, em se tratando da capital paulista, o que não foi o caso.

Reis e príncipes antigos consultavam os astros antes de iniciarem conquistas e batalhas, mas os astros daqueles tempos já mudaram de posição pela força da gravidade do Cosmos inteiro e até nossa Terra se aproxima do Sol que a destruirá daqui a 1 BILHÃO de anos, conforme cientistas. Um magnífico livreto sobre "Astrologia Clínica" (da editora "Círculo do Livro", de 1992, SP) nos alerta que o Tempo "incha" alguns segundos todos os dias, daí porque criaram o dia 29 de fevereiro, perfazendo 366 dias a cada 4 anos. Esse "dia extra" mexe bastante com o mapa astrológico, a "tabela" onde se lê o Futuro (e o Passado, também) de quem faz a consulta.

É interessante conhecer os diversos formatos de "horóscopos", além do tradicional, com 12 signos... este abrange um período de 12 MESES, a Numerologia abarca 9 ANOS e me parece que tanto a Kaballah (e seu Tarô, Tarot) quanto o horóscopo chinês (e seu I Ching) têm ciclos de 12 ANOS cada. Ora, temos um contra-senso entre êles: uma mesma criança que, aos 6 meses, está iniciando o primeiro ano do ciclo de cada um deles, quando fizer 7 ANOS viverá o final do 1º ciclo na Numerologia e estará no meio do ciclo da Kaballah e do horóscopo chinês, caso ambos tenham períodos de 12 anos. Isso tem implicações sérias nas decisões que queira tomar. O famoso "oráculo" I CHING (parte ímpar da Filosofia oriental) tem interessante teoria sobre "adivinhações" de todo tipo: se você ficar inerte em relação à "previsão" é muito provável que o que foi "profetizado" te suceda, exatamente daquela forma; porém, se você AGIR, seja como fôr, a previsão não será mais a mesma, aquela citada, pois cada ação promove uma reação pelo Destino.

Assim como a água de um rio não é a mesma no minuto seguinte, em qualquer local do rio, as previsões feitas pelo I CHING só valem no momento exato da consulta. O Mundo gira, as pessoas se movem, tomam decisões e AGEM a cada instante; logo, nenhuma "previsão" é eterna, imutável, vale por breves minutos. daí porque a consulta ao I Ching deve ser feita no momento da tomada de importante decisão e não horas ou dias antes.

A partir da Astrologia, (*1) o Horóscopo já foi uma atividade séria, feita com responsabilidade e respeito e os mapas astrais ainda mantêm a aura de espiritualidade que envolve o assunto. Hoje, horóscopos em jornais e revistas são, quase sempre, mera atividade comercial... costumo dizer que -- como cada um lê somente as frases de seu signo -- é possível manter semana e meia de "adivinhações" (12 exatos dias) apenas "trocando" a frase do signo anterior pela do que o segue, como os degraus de uma escada rolante. Não estou fazendo pouco da Astrologia, somente alerto aos fãs da leitura de horóscopos que -- por uma questão de lógica -- num país com 200 milhões de pessoas temos 17 MILHÕES para cada signo... portanto, a frase que você acaba de ler sobre o teu digno pode até "se encaixar" no seu momento atual, mas não servirá para a criança do seu vizinho, para o idoso da outra esquina e nem para o ator ou atriz global que você tanto admira. ENTENDEU ?!

"NATO" AZEVEDO (em 10/set. 2022, 17hs)

OBS: (*1) - não se deixe iludir, nem tudo é mistificação, "chute", embuste... da repetição de um fato ou evento surge a regra ! Da observação de centenas de pessoas nascidas em determinada época ou mês nasceram as definições de personalidade, de qualidades e sentimentos inerentes a cada Signo e estas descrições não contém erros, mesmo sendo para multidões. Esqueça teus "pré-conceitos" e consulte quais os órgãos do teu organismo regidos pelos astros ligados ao teu Signo... e prepare-se para uma imensa surpresa !