Crônica nr 6 -- Gaby poliglota.
(Gaby) -- Arf! Arf! (Boa noite)
(Gaby, falando com o Daddy, toda serelepe *) -- Daddy, el agua estaba exquisita!!
(Daddy, surpreso com a fala estranha de Gaby!) -- Era água de coco. Não gostou da água de coco hoje de manhã, meu bebê?? Poxa!! Você tomou tudinho!!
Não entendi bem o que você disse. Além disso, há diversos erros de ortografia na sua frase, meu amor! Por exemplo, você não usou o artigo definido "a"; faltou o acento agudo na palavra água; o verbo estar saiu com a letra b; e, para piorar as coisas, esquisita se escreve com s antes do q, não com x.
(Gaby) -- Presta atenção, seu desmiolado!! Adorei a água de coco!! Yo estaba hablando en español.
(Daddy) -- Gaby, Gaby!! Outro dia, você falou algumas coisas em inglês. Ninguém acreditou que uma cachorrinha pudesse fazer isso. E fui eu quem fiquei com fama de mentiroso. Agora você me vem com esse negócio de espanhol!! Não estou gostando dessa história! 'Tá com a mulesta!
(Gaby) -- ¡Pero a mí me gusta mucho!
(Daddy) -- Pare com isso, menina! Onde já se viu uma coisa dessa?? Ter uma cadelinha troglodita em casa! Oxente!!
(Gaby) -- Troglodita é você! Eu sou é poliglota!!
'Cê ’tá é com inveja de mim, porque falo quatro idiomas, seu bobo!!
(Daddy) -- Quatro idiomas?? Na minha conta, são apenas três: português, inglês e espanhol.
(Gaby) -- Acho que você cabulou as aulas de matemática na escola. Conta nos dedinhos, vai! Desta vez, não se esqueça do idioma canino, a minha língua materna!!
(Daddy) -- Puxa vida!! Não é que eu tinha esquecido, mesmo? Onde você aprendeu a língua de Cervantes, minha linda?
Aprendi espanhol com a sua sobrinha Lelê em Recife e, também, com um montão de podcasts gratuitos na internet. Você deixa o PC conectado o tempo todo na internet no sítio www.albalearning.com. Aí eu ponho o seu headphone e fico só curtindo os áudios enquanto leio os textos. Maravilha!! Confessa, Daddy! Eu sou muito desenrolada, não sou?
(Daddy, pensando) -- Convencimento aí parou e ficou..!
(Daddy, falando) -- É, sim!! 'Cê 'tá muito espertinha pro meu gosto, viu? Mas, por que você resolveu aprender outros idiomas, meu docinho?
(Gaby) -- Vai dizer que 'cê não conhece a piada do gato e do rato?
(Daddy) -- Refresque a minha memória, please!
(Gaby) -- É o seguinte: um gato estava perseguindo um rato pela rua. De repente, o rato se meteu em um buraco por onde o felino não poderia passar de jeito nenhum!
(Daddy) Sim. Mas o que essa historinha tem a ver com idiomas? Pelo que sei, só há duas ocasiões em que o gato se dá mal: no desenho animado Tom e Jerry e na sua narrativa!
(Gaby) -- Calma, seu apressadinho!! Não me espera molhar o bico! Agora vem a melhor parte! O gato pensou: se Maomé não vai à montanha, então a montanha vai até Maomé. Ato contínuo, o bichano começou a latir: "Auf! Auc! Auf!" O pobrezinho do rato, acreditando estar em segurança na presença do cão, saiu da toca.
Zap!! De repente, o pobre roedor viu-se nas garras de seu algoz. Então, rendeu-se: Ok, você venceu! Mas, antes do "coup de grâce''**, diga-me uma coisa: por que você aprendeu a latir tão bem?
Ao que o gato lhe respondeu:
Ah, meu filho! Por necessidade. Neste mundo globalizado, quem não souber pelo menos duas línguas 'tá lascado!
(Daddy) -- kkkkkkkkkkkkkkkk!! Você sabe contar uma piada, meu anjo! Parabéns!!
(Gaby) -- Bem que podíamos ganhar dinheiro fazendo um show de piadas, né, daddy? Seriam noventa por cento da renda para mim e dez por cento para você!!
(Daddy) -- Deixe-me pensar no assunto, 'tá bem? Especialmente nos percentuais!
(Gaby) -- Auf, Auf! -- ¡Hasta pronto!
(*) Serelepe: esperta, divertida.
in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa em linha], 2008-2021.
Fonte: https://dicionario.priberam.org/serelepe
Consultado em 22-03-2022.