1566842.jpg

IMAGEM GOOGLE - CEDÊNCIA DO JORNAL "EL PAÍS"

 

 

 

 

CRÓNICA REAL

 

 

 A rainha Isabel II, ou Elisabeth II,  faleceu há dias, contando noventa e seis anos de idade e mais de setenta de reinado, o mais duradouro de sempre na Europa. Viu passar uma guerra mundial e entre outras guerras, nomeadamente as que levaram à independência de colónias suas, como foi o caso da Índia e a crise no Suez.

Da monarquia inglesa muito se escreveu, coisas enaltecedoras e também depreciativas. Nos últimos tempos houve alguns escândalos com honras de tablóide - caso das orgias do príncipe André nos EUA, as desavenças entre os filhos de Carlos e Diana, a marginalização a que Megan Marckle foi relativamente sujeita por parte da rainha e do seu filho mais velho, por ironia do destino o seu próprio sogro, mas sobretudo o que mais sobressaiu foi o drama vivido por Diana de Gales, as pressões a que foi sujeita, a infidelidade do marido, que pagou com a mesma moeda, e por fim a funesta morte num desastre de viação em Paris.

Paradoxalmente, a relação de Carlos com Camila Parker Bowles já durava de antes do casamento de Diana com o filho mais velho da rainha de Inglaterra, e ela agora recebe o título de rainha consorte.

Pese embora a fleumática tradição britânica de fidelidade à monarquia, o que é certo é desde há muito existem sinais de desconforto da parte de muitos súbditos da realeza, quer pelas despesas sumptuosas a que obriga sustentar uma casa real, com vários castelos, residências oficiais e milhares de funcionários, quer pelos escândalos que arrasam a credibilidade da monarquia, e por isso cada vez mais se constatam intenções, por enquanto veladas, de independência de alguns países face à Commonwealth. Esta atualmente totaliza quinze estados mas em breve esse número poderá diminuir.

Entretanto, com a pompa e circunstância inerente a um antigo império, decorrerão as cerimónias correspondentes ao funeral e luto da soberana, com epílogo no próximo dia dezanove do corrente mês. Depois, só Deus sabe… Irá Carlos ser um bom rei, correspondendo às expetativas de milhões de concidadãos?

 

 

 

 

Ferreira Estêvão
Enviado por Ferreira Estêvão em 12/09/2022
Reeditado em 12/09/2022
Código do texto: T7604051
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.