NÃO VÁ AO ESTÁDIO (Postado no jornal Tribuna do Pampa)

Com tudo o que aconteceu em relação à pandemia e com a paralisação do mundo, um título desses deve soar como um insulto. Quem não quer sair e ver seu time jogar? Quem não quer apenas sair?

Minha solicitação é para quem não merece estar entre torcedores, para quem finge gostar de alguma instituição para causar barbáries em lugares importantes para quem faz jus à sua estada. Não vá ao estádio se o seu intuito for contrário a assistir a partida de futebol ou qualquer outro esporte. Não vá ao estádio num belo domingo de sol se não for apenas para aproveitar o dia. Não vá ao estádio.

O que vimos no jogo de domingo (21 de agosto de 2022) entre Grêmio e Cruzeiro na Arena, foi, infelizmente, o novo-antigo normal, o mais do mesmo. Mais de 51 mil pessoas curtindo o dia com amigos, filhos, pais e avós no estádio, era o retrato de uma bela imagem para quem cultua o esporte. Os sorrisos estampados nos rostos, mãos levantadas, o peito cheio de orgulho por fazer parte daquela festa, até que aqueles que não devem ir ao estádio começam a apagar um pedaço do brilho do sol que iluminava a todos. Um clarão se abre em meio a verdadeiros torcedores e uns acéfalos começam a se socar, xingar e fazer com que os verdadeiros e fiéis torcedores tenham que correr, pular grades e se arrepender de ter ido ao estádio. Sim, tenho certeza que muitos se arrependeram e tantos desses não voltarão. Os brigões voltarão. Apenas o clube sofre punições. Todos os rostos estão gravados, a biometria existe, mas parece não haver maneira deles ficarem de fora.

O clube é talvez, o maior culpado pelas “torcidas organizadas” continuarem a fazer essas bagunças, quanto custa o ingresso para eles? E perdoe-me quem julga serem eles que animam o time, eu não concordo. São esses mesmos que quebram o estádio quando estão “insatisfeitos” com o time, são esses mesmos que empurram crianças e idosos que estão ali para se divertir, são esses mesmos que usam o nome da instituição para dizer o quanto são poderosos e que suas bandeiras são maiores e melhores que as das outras torcidas, sendo de outro time ou do mesmo para quem dizem torcer. Faça o favor e não vá ao estádio.

Muitos torcedores viajam horas para poder assistir e realmente torcer para o seu time mais de perto. Isso é ser torcedor. Muitos disponibilizam seu tempo e dinheiro, isso é ser torcedor. Muitos ficam realmente felizes por entrar no estádio de seu time do coração, isso é ser torcedor. Poucos utilizam de suas facilidades para entrar e esquecer porque estão ali. O jogo ficou em segundo plano, o que valeu mesmo foi mostrar serem mais poderosos por chamar para briga, demonstrar a sua macheza quando com mais três ou quatro, agridem um.

Não vá ao estádio. Apenas não vá. Vá para um ringue.

Se continuar assim, o próximo pedido será ao verdadeiro torcedor, se não se sentir seguro, não vá ao estádio. Apenas não vá.