PALAVRAS...

A RETÓRICA DAS PALAVRAS

No princípio elas criaram o mundo, não para muda-lo, mas, para consolidá-lo como obra prima do Criador, porque Ele viu que tudo era bom! Palavras que moldaram segundo sua engenharia criativa a perfeição da humanidade. O homem, a pupila de seus olhos, foi criado por palavras que o fizeram segundo sua imagem e semelhança!

O tempo passou, e tudo foi se modificando, e as palavras começam a mudar seu sentido... A retórica do discurso humano toma o seu lugar no destino dos homens. Sua missão divina perde fôlego e entra em cena, os ditames das palavras humanas!

Nos tempos bíblicos, as palavras dos Profetas, objetivavam corrigir, apontar defeitos, orientar, alertar, promover maior aproximação com Deus, e essas atitudes proféticas ainda encerravam e denotavam “palavras para mudarem o mundo”!

Dois mil anos após esse contexto bíblico, o teor dessas palavras, tomaram outros rumos. Sua destinação mudaram, sim, o mundo! Mas, para pior! O discurso do homem começa a ser de ódio e hostilidade à razão, à honestidade, ao respeito, à cidadania, à honra, ao amor!

Hoje e nos dias atuais, somos prisioneiros de uma diversidade imensa de “PALAVRAS” que desconstroem a sociedade. Palavras eivadas de fake News. Palavras que plantam discórdia e disseminam ideologias contrárias aos preceitos familiares, e ao respeito cívico.

Trocam-se a boa retórica pelo proselitismo leviano e sem fundamentos de opiniões. Discursos que se opõem à razão e aos fatos históricos, na busca dos porquês atrelados ao passado, aceitos como no presente e projetados ao futuro!

“PALAVRAS QUE MUDAM O MUNDO” são as que por premissa espiritual procedem do Criador na pessoa do seu Filho Unigênito! E podemos afirmar, sem medo, que elas estão acendradas nos Evangelhos de Jesus Cristo através da missão dos seus Apóstolos, divulgadores da “BOA NOTÍCIA” Elas são a verdadeira e autêntica mídia cujas palavras podem e vão mudar o mundo!

Os autênticos jornalistas são os Profetas e os Apóstolos, que disseminaram pelo mundo, o que é necessário para as devidas “mudanças”, que se fazem hoje tão necessárias e urgentes. Urge, portanto, que palavras infalíveis, ainda que, pronunciadas pelos homens de Deus, e de boas índoles, propaguem ideias, pensamentos, iniciativas de bondade, justiça e amor no seio dos povos.

Mas, também vale destacar nesta crônica, as palavras simples e generosas dos Padres e Pastores, religiosos e pessoas de boa índole, que jamais medem sacrifícios de “pregarem” palavras de incentivos, de paz, de correção cívica e, sobretudo de fé e de esperança nesta época em que as palavras são usadas como armas de ódio, de violência e de morte.

Mas, as verdadeiras palavras, que podem mudar o mundo hoje, seriam em certa medida, as de acolhimento, perdão, cumprimento, incentivo, que pudessem vir em grande escala e de muitas outras bocas, como: “Bom dia, boa noite, obrigado, seja bem vindo, Deus te abençoe, por favor, queira me desculpar, peço perdão, por gentileza, queira me desculpar, não tem problema, meu irmão, meu amigo de fé, força meu amigo, vá em frente, boa viagem, durma bem, e outras tantas expressões que traduzem em palavras as mudanças que o mundo necessita com urgência, Seria o AMOR falando e se expressando em PALAVRAS QUE MUDAM O MUNDO. Palavras que correriam de boca e m boca numa propagação benéfica plantadas em solos ricos e receptivos, adubadas pelo amor, cooperação, boa fé, amizade, camaradagem, perdão e afirmação de que a paz é possível mudar o mundo com PALAVRAS!

Jose Alfredo

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 10/09/2022
Código do texto: T7602976
Classificação de conteúdo: seguro