Era de lata, mas tinha um valor sentimental incomparável
Desliza no terreiro de chão molhado, afinal ainda respinga algumas gotículas vinda do céu. Entre os dedos dos pés o acumulo de areias e calor dos ossos Metatarsos e Falanges e a umidades prolifera de tal forma que é chamado popularmente de frieira(Micose). Esse danado fungo do gênero (Trichophyton), dá uma sensação no início gostosa de coçar, mas depois doí a beça.
Lata vazia de óleo, duas ou três em linha indiana amarrada com arame e puxada numa tira que sobrou da costura da blusa, que sua mãe fez para madrinha Clotilde.
Ali viajavam horas grãos, sacos, de mantimento para máquina do cerealista do seu Berval, amigo de seu pai.
Mas tinha dia que virava jardineira, transportando sonhos e trazendo esperanças de dias melhores.
Batia a canseira, os gritos de sua mãe fazia aterrizar, depois do banho jantava quase cochilando e dormia como costumava dizer a madrinha: "Com os ANJOS...."
Num mundo de fantasia, debaixo do cobertor encantado, pilotava seu possante ladeira baixo, via lenços branco acenando, lágrimas escorria nos rostos gelado daquela manhã fria de inverno, recolhia as malas e sacos da beira da estrada, levava para a cidade grande que nunca passou por lá.
Se passaram muitos anos, como tudo muda também teve que acompanhar, vê seu neto manobrando uma miniatura de helicóptero, deixa de lado, e passa dar comando a um pequeno carro de brinquedo elétrico, mas fica triste não está vendo no semblante dele, a magia que tanto o fez sorrir quando guri.