CIDADES...

SOCIEDADE DAS CIDADES

Estamos vivendo em plena era dos avanços de novas tecnologias. A rapidez como elas aparecem é surpreendente. Informação, automobilística, medicamentais, esportivas, culturais, genômicas, siderais, oceânicas, climatológicas, urbanas...

E é oportuno esta última. Merece alguns comentários. “SOCIEDADE DAS CIDADES”! É o que está ocorrendo nesse movimento leto e gradual do campo que vem para as cidades. Isso está acarretando alguma confusão e entraves nas questões do ir e vir, do trânsito, dos conglomerados de residência, a ponto de criar colapsos nas megalópoles como São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre entre outras.

Mas, as de pequeno porte como Lorena, por exemplo, já começa sentir os efeitos desse movimento urbano. Os problemas de trânsito precisa ser examinado e resolvido em diversas área que estão confusas. A cidade inicia o seu crescimento na vertical e diversos préio começam a subir aos ares lorenenses. As áreas perimetrais sentem a necessidade de asfaltamentos de suas vias. As redes de égua e esgoto são preocupações constantes da SABESP e Prefeitura Municipal. Áreas de estacionamentos no centro proliferam-se.

A segurança pública está deficiente e ameaçadora, por conta do aumento da juventude mal educada e violenta, que já se inseminou no seio da população, gerando crimes de roubos e homicídios.

As três Universidades (UNIFATEA, USP e UNISAL) já congregam grande número de estudantes de outras cidades do Brasil, gerando com isso, a necessidade de se adequar novas repúblicas para as suas moradias.

Outra questão, são as enchentes em toda a cidade com as chuvas fortes e torrenciais, que inundam as parte baixas de Lorena, como os bairros da Vila Geni, Cabelinha, Vila Brito (principalmente)...

Então, podemos perceber que esse fenômeno social, de mudança do campo para a cidade, traz também a proliferação de problemas de infraestruturas, adequação de espaços, solução dos problemas da segurança, limpeza pública, áreas de estacionamento do trânsito, entre outro tantos, que são consequências de uma sociedade das cidades!

Um aspecto crucial e causado por esse movimento, em Lorena, é a falta de empregos à nova força de trabalho que se apresenta pronta, mas, não tem oportunidades. Grande e expressiva parcela de jovens perambulam pelas ruas e logradouros consumindo drogas, por não terem o que fazer ou nenhuma atividade de trabalho no seu tempo ocioso!

Enfim, a “cidade” é atualmente o ponto de referência da sociedade. Nela, ela encontra seus recursos de consumos, informações, cultura, trabalho e relacionamentos sociais. A cidade é uma atração à interação do povo, e, que necessita ser adequada às essas novas demandas para o novo ciclo de progresso, que, o futuro á trouxe e bate às nossas portas.

Jose Alfredo

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 07/09/2022
Código do texto: T7600517
Classificação de conteúdo: seguro