E s p e r a n ç a

PARA mim Esperança é uma das palavras mais belas do nosso idioma. Não raro coloco nos meus escritos uma frase de Aristoteles: “A esperança é o sonho do homem acordado”. Sem esperança ninguém vive, vegeta. Não reage, não reclama, é incapaz de lutar por direitos, liberdade e democracia. Não combate as desigualdades e nem enfrenta os provocadores e algozes dos menos favorecidos; não se rebela contra os que querem a volta da ditadura. Sem esperança o homem é um farrapo humano,. Deixa-se alienar, vira uma marionete, acomoda/se é aceita ser mais um na manada dos covardes.

Compreendo que o medo é um gigante da alma. Todos temos medo. Mas devemos vencer o medo, via esperança e luta. Sonho é ação. Lembro de um trecho de uma crônica de Vinicius de Morais no auge da ditadura: “Por mais longas que sejam as noites sempre há uma madrugada depois delas. A esoerança é um bem gratuito precisamos não nos acovardarmos para merecê-lo. Na mesma época Dom Helder afirmou: “Quanto mais escura a noite, mais carrega dentro de si a madrugada”. É o poeta Thiago de Mello cantou: “Faz escuro mas eu canto porque a madrugada vai chegar”.

A esperança é irmã da liberdade na luta contra o fascismo e a truculência. Inté .

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 05/09/2022
Código do texto: T7598770
Classificação de conteúdo: seguro