Aniversário de Bom Sucesso

Aniversário de Bom Sucesso (José Carlos de Bom Sucesso – Academia Lavrense de Letras)

Joaozinho está muito feliz. Hoje é dia 08 de setembro. O dia é muito especial, pois comemora-se o aniversário da cidade onde ele nasceu.

As primeiras horas de vida foram difíceis, pois mal conseguira abrir os olhos e já encontrava e sentia rajadas de ventos, pois a estação da primavera está se aproximando. As flores começam a colorir o ambiente seco do inverno. A estação fria é forte, mas os pais de Joaozinho têm todo cuidado possível. A natureza lhe presenteou por nascer juntamente no aniversário da cidade.

Os pais, juntamente com ele, ao saírem do hospital, viram tudo diferente. As fanfarras das escolas estavam batendo e tocando toques lindos. Viam-se belos e belas jovens desfilando. O charme e organização estavam por toda a parte. Eram crianças ainda pequenas e jovens adultos, com roupas especiais e bem trajados, representavam o tema dos desfiles.

Ao se aproximarem, na Praça Cel. Benjamim Guimarães, ouviram a banda de música executando a canção pátria, de muito respeito aos cidadãos e as bandeiras que representavam o símbolo do município, do estado e do país. Pessoas permaneciam de pé, sempre olhando para o mastro. Muitas delas acompanhavam a música, cantando em voz firme e afinada. Assim que a canção se encerrou, palmas, vivas, etc...

Debaixo das sombras da árvore, o solitário vendedor observava tranquilo e oferecia os produtos, tais como balões, brinquedos e demais produtos. Não se esquecia, também, o grande estandarte repleto de algodão doce, o sonho da criançada.

No ponto mais alto, muito bem enfeitado, o qual era denominado palco ou palanque, senhores vestidos de ternos e gravatas, acompanhados de damas, com as roupas exuberantes, observavam todos os momentos. Ali, estavam o prefeito, os vereadores, as autoridades do município e alguns convidados.

Alguns pronunciavam discursos e lembravam da história da cidade. Citavam pessoas que viveram, diziam expressões de progresso.

Após às falas dos que estavam no palanque, o locutor iniciava a apresentação dos desfiles. As fanfarras eram as primeiras a se comparecerem. Lendas, histórias, palavras futurísticas, expressões de ânimo e elencadas ao futuro.

Os veículos enfeitados passavam lentamente. A cima deles, crianças, adultos e os figurantes dos temas escolhidos. A banda de música tocava marchas e dobrados. A multidão aplaudia.

O sol se esquentando mais forte e fazendo com que os pais de Joaozinho procurassem a sombra. O menino abria os olhinhos e via tudo.

Aos poucos, finaliza o evento. No próximo ano haverá novo desfile. Novas pessoas nascerão e outras não mais estarão ali, pois irão partir para a eternidade. Assim, é a história. Joaozinho está mais velho no ano seguinte e lembrará vagamente do que aconteceu. Outros 08 de setembro virão. Os mais velhos passarão a cultura para os mais novos.

JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO
Enviado por JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO em 04/09/2022
Código do texto: T7598117
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.