Discriminação Racial -- 8 de abril de 2022.

Capítulo I -- 'Tá danado!! Gaby opina sobre o passeio matutino.

(Gaby) -- Arf, arf! (¡Buenos dias!)

(Daddy) -- Bom dia, minha linda! Parece até que não gostou do nosso passeio de manhã cedinho pela praia do Bessa.

(Gaby) -- A gente faz esse passeio todo santo dia, daddy. 'Tá danado!!

(Daddy) -- Oh, meu amor! Pensei que você gostasse. Nem todo mundo tem esse privilégio. Qual é o problema então, minha flor?

(Gaby) -- 'Tá é danado de bom!! Eu simplesmente amo esse passeio! Como dizia Luiz Gonzaga naquela famosa canção Danado de bom:

"Tá danado

Danado o quê, Elba?

Esse é Dominguinhos

Danado de bom, seu Lula

Tá é danado de bom!

Tá danado de bom, meu cumpade!

Tá danado de bom, forrozinho bonitinho

Gostosinho, safadinho, danado de bom".

Capítulo II -- Gaby comenta, em inglês, que está decepcionada com o "bullying" na praia.

(Daddy) -- Ah, bom! Porque eu acordo às cinco e meia da manhã para lhe dar esse gostinho…Mas, eu conheço esse olhar, fofurinha. 'Cê 'tá aperreada com alguma coisa. Pode desabafar comigo, minha flor!

(Gaby) -- 'Cê agora é psicólogo, é? 'Tá danado!!

(Gaby, pensando) -- Esse psicólogo é danado de bom…!

(Gaby, franzindo o cenho) -- Pra ser sincera, daddy, "I'm very disappointed with the bullying at the beach."

(Daddy) -- Por que você está decepcionada com o bullying na praia? O que houve? Alguém magoou você, meu bebezinho? Não é possível que alguém tenha tido a coragem de ferir o meu tesouro…Ah, se eu pego essa pessoa!

Capítulo III -- Gaby relata como, onde e quando ocorreu o "bullying". Quer apresentar uma queixa na DCA.

(Gaby) -- daddy, você estava presente quando isso aconteceu! E não fez nada para me defender, seu banana!! É por essas e outras que criamos o nosso sindicato, o COVID, Caninos Organizados e Vigilantes pela Igualdade de Direitos.

(Daddy) -- Eu, Gabyzinha?? Como?

Onde? Quando?

(Gaby) -- Na praia do Bessa. Segunda-feira passada, durante nosso passeio. Depois de uma caminhada com você, eu fiz o número dois. Aí, 'cê me levou para outra caminhada. Voltamos. Tomamos água de coco. Eu estava exausta! Aproveitei a sombra de um guarda-sol para descansar um pouquinho e assistir ao beach tennis. Cinco minutos depois, bem no meio do meu descanso, cê me puxou para caminhar de novo!! Tenha dó!!

(Daddy) -- Desculpe-me, minha linda. É que, depois da água de coco, 'cê precisava fazer o número um.

(Gaby) -- Eu sei, daddy. Mas eu já 'tô bem grandinha para saber a hora de "cambiar el agua a las aceitunas", ou, como se diz em português, "tirar a água do joelho". Vai escutando, daddy. Ao me ver resistindo à terceira caminhada, uma mulher se aproximou de nós e disse bem assim: "Vá se acostumando! Essa raça é preguiçosa! É que nem mula quanto empaca! E você não fez nada! Mas eu vou fazer! Ela não perde por esperar! Vou registrar uma queixa contra ela na DCA!!

Capítulo IV -- Gaby explica a sigla DCA e alega que é algo mais grave que o "bullying", mas não tem provas materiais. Então, ela idealiza um plano.

(Daddy) -- Minha flor, eu sei que 'cê tem apenas quatro meses de vida. Mas o que a DCA, Delegacia da Criança e do Adolescente, tem a ver com isso??

(Gaby) -- Nada a ver! Nada a ver! A nossa DCA é a Delegacia dos Caninos Associados, criada recentemente por nosso sindicato!

(Daddy). -- Acho que a moça disse isso brincando. E você não teria como provar que ela se expressou de maneira tão grosseira.

(Gaby, irritada, mais parecendo o cão chupando manga) -- Eu entendo muito bem o português e também expressões faciais, 'tá sabendo?! Aquilo ali não foi nem bullying. Foi muito pior!! Foi discriminação racial!! O que aquela mulher feia, chata e intolerante sabe sobre a raça Golden Retriever??

Mas não tem nada, não! A partir de amanhã, vamos gravar o nosso passeio pela praia no seu celular. O criminoso sempre volta ao local do crime. Da próxima vez, vamos pegá-la com a boca na botija!

Capítulo V -- Gaby quer cortar o mal pela raíz. Ela apresenta exemplos para ilustrar sua tese.

(Daddy) -- Não vai dar certo, minha linda. Não posso sair por aí gravando a voz e as imagens das pessoas sem que elas me deem autorização para isso. Você precisa ser mais razoável.

(Gaby) -- Razoável, daddy?? Por muito menos que isso, uma padaria de São Paulo - SP quase foi processada na justiça do estado.

(daddy, espantado e curioso) -- É mesmo, minha flor?? Como foi isso??

(Gaby) -- O dono da panificadora viu-se obrigado a mudar o nome do tradicional bolo Nega Maluca, porque esse nome, Segundo um sindicato, sugere discriminação racial.

(Daddy) -- O quê?? Aquele bolo de chocolate negro chamado Nega Maluca? 'Cê 'tá brincando, né, Gaby?

(Gaby) -- 'Tô brincando, não. Oxente!

(Daddy, ainda incrédulo) -- E que nome substituiu o original, meu amor?

(Gaby) -- Afrodescendente!!

(daddy, confuso) -- Afrodescendente?? Só faltava essa! Onde é que vamos parar desse jeito?

(Gaby) - Vai escutando, daddy, que tem muito pano pra manga!! Ele fez isso para atender ao Sindicato dos Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sampapão).

(Daddy) -- Quer dizer que isso terminou por aí?

(Gaby) -- De jeito nenhum!! Aí foi a comunidade negra que reclamou do nome "Afrodescendente".

Então, sentindo-se entre a cruz e a espada, o dono da padaria mudou novamente o nome do bolo.

(Daddy) -- E que novo nome foi esse?

(Gaby) -- Chocoball!

(Daddy) -- Sei não, hein, Gaby? Isso 'tá parecendo novela mexicana!!

(Gaby) -- Pensa que acabou? Ledo engano! Eu falei que tinha muito pano pra manga. Os clientes fizeram diversas críticas e reclamações contra o nome chocoball.

(Daddy) -- E o dono da padaria, o que fez?

Capítulo VI (final) -- Gaby tem notícias da senhora que a havia ofendido.

(Gaby) - Ele voltou a nomear o bolo como Nega Maluca.

(Gaby, continuando) -- O sindicato também estava questionando os nomes das seguintes iguarias: Maria Mole, Teta de Nega e Língua de Sogra. É mole??

(Daddy) -- ' Tá danado!

(Gaby) -- Danado de bom?

(Daddy) -- Dessa vez, não…

(Gaby) -- Ah, bom!

(Daddy) -- Tenho boas notícias pra você, meu amor!!

(Gaby) -- 'Cê vai comprar um bolo Nega Maluca pra gente experimentar?

(Daddy) -- Muito melhor que isso, minha linda!

Sabe aquela senhora que comentou sobre a raça preguiçosa? Ela pediu mil desculpas. Para compensar pelo comentário infeliz, ela disse que vai adotar uma criancinha negra. Ela também mudou a tese de doutorado em sociologia. Agora, sua tese será sobre a escravidão no Brasil e as suas consequências no desenvolvimento social, político e econômico da raça negra no país. O que acha, meu anjo?

(Gaby)-- 'Tá danado!

(Daddy) -- O que foi, meu amor? Não gostou??

(Gaby) -- 'Tá é danado de bom!! Mande um beijão pra ela. Que mulher gente boa, né, daddy?

(Daddy) -- É, meu amor.

(Gaby, toda feliz) -- Woof! Woof! Woof! Adoro Nega Maluca!

F I M

Fontes: consultas em 8 Abr 2022.

Danado de bom. Luiz Gonzaga. https://youtu.be/cmj7yz0x7Fw

Após repercussão e crítica de clientes, estabelecimento decidiu voltar a usar o nome tradicional do doce

https://www.contrafatos.com.br/bizarro-padaria-renomeia-bolo-nega-maluca-como-afrodescendente-por-perseguicao-de-sindicato/

Billy Parakalow
Enviado por Billy Parakalow em 03/09/2022
Código do texto: T7597626
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.