“Amor Líquido”*


O homem sem vínculos — figura central dos tempos modernos —

 

Bauman em sua análise sobre as relações [Pós]moderna, explica que, metaforicamente, seria como se tivéssemos “desmanchado, derretido” os antigos conceitos sobre as relações, no âmbito amoroso, familiar e social, sem conseguir sedimentar nenhum outro.

 

Aborda com maestria o conceito de "rede". Esse termo substitui o de "relações", "parentescos" e "parcerias"... Em outras palavras, fala da internet e suas conexões: o finado Orkut e MSN, Facebook, WhatsApp ou qualquer site que promova relação virtual.

Sem dúvida é um novo paradigma que não somente acontece no mundo virtual – um mundo onde as relações são fluidas.

 

Um refúgio, um recanto, aparentemente perfeito para todos aqueles que querem mais do que nunca se conectar, relacionar, sem se prender. Poder fingir quem não é... Ou ser, finalmente, todo seu ser...

 

Uma vez apreendida essa realidade, nos fortalecemos e vamos com mais assertividade, adentrando, escarafunchando esse mundo virtual que também tem muita coisa boa e gente da melhor qualidade.

 

Há muitos encontros essenciais que nos tornam melhores como pessoas onde a relação do dar e receber estão em equilíbrio. E quando não, seja em qualquer realidade, o melhor a fazer é ficar no cantinho do autoamor na conexão mais genuína – a consigo mesmo.

 

 

*(livro de Zygmunt Bauman sobre a fragilidade dos laços humanos)

 

 

 

Raul Seixas - Gita

https://www.youtube.com/watch?v=RezuYwS0ngI

 

                   Flaira Ferro - Me curar de mim

https://www.youtube.com/watch?v=OCdh6BYIPUk

Regina Ninna
Enviado por Regina Ninna em 31/08/2022
Reeditado em 31/08/2022
Código do texto: T7594969
Classificação de conteúdo: seguro