EMPODERAMENTO...

EMPODERAMENTO

Prática e hábito que permeia as ações de individualidade das pessoas atualmente. No entanto, vejo muita pretensão balizada em anseios, orgulhos, busca frenética pelo conforto e pelo poder do dinheiro... Posições de status social,e, superioridades!

O poder atrai as pessoas ao “empoderamento” levando-as ao efêmero e afastando-as das virtudes da humildade, da simpatia, da bondade, da religiosidade, da fé, e de outros tantos requisitos que deveriam moldar a individualidade em detrimento da sanha de poderes que denigrem a honra e a ética dessa prática!

Empoderar-se é, assumir posturas mascaradas. É esconder-se atrás das máscaras. É curtir leviandades e veleidades. É subir nos saltos altos, e querer passar por cima dos outros e fazer da vida uma fabriqueta de efemeridades...

As mulheres empoderadas, por exemplo, adoram exibir suas curvas e linhas físicas, suas roupas de grifes, suas joias, em público e sendo vistas, principalmente pelas suas amigas e outras nem tanto!

Já os homens empoderados adoram exibir seus carrões, posições de status sociais nos seus cargos e empresas, seus ganhos, seu porte físico, etc...

O significado de “empoderado” é a ação de se tornar poderoso! Mas, pode ser entendido também, um movimento de emancipação individual, cuja busca é ter domínio sobre a própria vida.

Por meio da conscientização, o indivíduo tem a possibilidade de deter as suas próprias opiniões e decisões.

Com isso, se torna capaz de transformar também as relações políticas, sociais e culturais.

O empoderamento dá voz e autonomia, principalmente às minorias e grupos com histórico de repressão social, como mulheres, negros e a comunidade LGBTQ+.

O conceito surgiu nos Estados Unidos, na década de 70, com o objetivo de debater questões civis relacionadas à raça. Logo, foi incorporado pelo público feminino.

No Brasil, o termo começou a ganhar força a partir da segunda década dos anos 2000, com a ascensão das redes sociais. E, de lá pra cá, também conquistou expressividade no mundo dos negócios.

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 30/08/2022
Código do texto: T7594827
Classificação de conteúdo: seguro