Coisa de escola? - BVIW

A professora, cheia de tarefas, e o aluno, pensativo...Durante a aula, um esquema particular parece unir os pensamentos dela e dele. A aula segue. Lá fora, múltiplos ruídos, mas dentro, um silêncio quase arrebatador. De súbito, a sirene do intervalo, ensurdecedora. E os corpos seguem, automáticos, em direção ao refeitório.

O intervalo curto termina, algumas vozes, insistentes, são interrompidas pelo chamado: "Silêncio!". Ela tenta manter o profissionalismo, mas eles, por vezes, fitam-se. Ambos já conhecem bem esse olhar, que fala por si, e estremece a espinha.

Um andar entre as carteiras e ela verifica as tarefas. Entre um comentário e outro, orienta, mas quando chega a vez dele, o silêncio impera. Ela olha,mas não diz nada, só balança a cabeça, sugerindo estar ok. Ele tenta romper o clima tenso, questionando: " Está certo, professora?". Ela só replica um seco "sim", ao que ele compreende a tentativa frustrada de aproximação e consente, com respeito: "obrigado, senhora".

Fim do turno. Os estudantes juntam seus pertences, mas ele paralisa e não consegue organizar suas coisas. A professora, mira em sua direção e, com um simples aceno de cabeça, parece recomendar: "vamos, se apresse!". Já no estacionamento, ela ajeita a bolsa e as pastas no banco do passageiro, obstruindo o assento. Ouve a batida da porta traseira e, com um olhar certeiro pelo retrovisor central , balbucia: " Nenhuma palavra, hein...Roupa suja, se lava em casa".

Jessica Rodrigues

30-08-22

Jessica Rodrigues
Enviado por Jessica Rodrigues em 30/08/2022
Código do texto: T7594367
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.