VINTE ANOS ATRÁS...09h40min.

FHC, fora eleito duas vezes, graças ao Plano Real, elaborado por Itamar e sua equipe econômica, fora vice de Collor e com a “renúncia” do mesmo assumira a presidência do país. Era mais um plano econômico, mas este poderia ser a “bala de prata”, que deveria dar um basta a inflação e com prós e contras deu certo, seu executor foi um ex Senador, um dos mais votados: Fernando Henrique Cardoso.

Oito anos se passaram, com prós e contras deste plano econômica que persiste até hoje, com a nova moeda o Real. Porém, acontecia algo inusitado: os juros bancários extorsivos, diante de uma inflação quase zero... (cheque Especial 10% ao mês idem para desconto de duplicaras. Sofremos isto na “carne”, no mês de setembro de 1996, foi debitado na conta de nossa pequena empresa, perto de 12 salários mínimos, referente ao saldo devedor do cheque especial).

Chegou as eleições de 2002, porque não eleger um “operário”, ao invés de um “engravatado” e “diplomado”? O país queria mudar para melhor e este representa a esperança de melhores dias. Ledo engano, pois na sequência tudo continuava “como dantes no quarte de Abrantes”, e os juros bancários continuavam em patamares não “civilizados” ...

Apesar do “mensalão” – disse que não sabia de nada – foi reeleito, foi quando surgiu a Lava-Jato, que mostrou a real face de nosso país: a corrupção! A maior do Planeta! Para espanto da maioria dos brasileiros, mas as coisas foram acontecendo, e muitos não conseguiam “enxergar” que estavam sendo enganados e o “novo” não passara de um triste engodo. Apesar de tudo, convincente, persuasivo conseguir eleger por duas vezes sua “afilhada” Dilma, que colocou mais lenha na “fogueira” no país, inflação, desemprego, culminando com a decepção da Copa de 2014, com as doze arenas superfaturadas, o trem bala que não saiu do papel, ligando Campinas ao Rio de Janeiro, tudo pronto antes de começar a Copa, bem como o metrô em nossa cidade, que do mesmo modo não saiu do papel...

Quanto a Dilma, não terminou seu mandato, foi “caçada” pelo Congresso, há um voto de sim de um deputado que fez história: Sim! Abaixo o Partido das Trevas...

Apesar de tudo quer “voltar”, será que há “argumentos” para isto, vinte anos depois? Creio que não, pois vivemos um momento totalmente diferente, com um governo que realmente está mudando o Brasil, mesmo diante de uma inesperada pandemia, tudo está sendo superado, a inflação baixando, a economia crescendo, e os empregos ressurgindo, optar pela “volta”, é trocar o certo pelo duvidoso...

Finalizado, quando ele com sua esposa foi para Brasília, - acabara de ser eleito – levaram duas malas. Quando terminou o seu segundo mandato, voltaram para São Paulo, ai aconteceu algo inusitado, sua “mudança” veio em 11 carretas, que foram deixados num galpão de uma transportadora, cujo o aluguel, - perto de vinte mil mensais – eram pagas por uma empreiteira – como “gratidão” aos “favores” recebidos... Povo sem memória é povo sem alma. 10h18min.

Curitiba, 30 de agosto de 2022 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@gmail.com

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 30/08/2022
Código do texto: T7594305
Classificação de conteúdo: seguro