Das Minhas Lembranças 36

7 de agosto de 2022. Depois de tomar o café da manhã, decidi fazer uma faxina básica na casa. Enquanto passava o pano de chão, refletia sobre quem poderia se interessar pelas minhas lembranças. Não vou cair na armadilha do utilitarismo. E os pensamentos tomaram outro rumo. Como desenvolver a narrativa de como fui eleito ao Conselho Municipal do Meio Ambiente de Contagem, o COMAC? Continuei a faxina, enquanto Antonia lavava umas peças de roupa e eu buscava na memória o que acontecera naquela manhã. Sei que foi numa manhã. Quanto ao dia, mês e ano, não sei exatamente. Provavelmente em 1998. Ou seria 1999. Bastava ir à secretaria e pesquisar as atas, mas como disse lá atrás, optei somente pelo que a memória traz à tona. Sei que no dia da escolha houve uma tentativa de impedir a minha participação, por parte da assessoria do Secretário Juca Camargos, sob a alegação de que a denominação da entidade que me indicara, a Associação Comunitária do Bairro Industrial, deveria ser 'associação de moradores'. Que coisa! Célia Cristina Zatti, funcionária da prefeitura, lotada na Secretaria do Meio Ambiente, intercedeu a nosso favor e o impasse foi superado. A vereadora Letícia da Penha foi conselheira, representando o legislativo municipal.

No processo de escolha do representante da sociedade civil eu me lembro de que havia um outro candidato à vaga ao conselho. Nos reunimos com as lideranças, para a definição. Não sei como chegamos ao consenso, se houve votação ou se o concorrente retirou a candidatura. Enfim, fui eleito, com o apoio de cerca de quinze entidades. E logo após tomarmos posse, houve um café e confraternização. À partir desse dia, iria enfrentar os interesses dos chamados empreendedores, em outras palavras, especuladores imobiliária em pautas que pretendiam avançar sobre áreas protegidas pela legislação ambiental, em especial sobre a represa de Vargem das Flores, responsável pelo abastecimento de água de cerca de 70% da população de Contagem. Um curso rápido sobre a legislação ambiental foi ministrado aos novos conselheiros por Célia Cristina e Sirlene. Siglas como LP (licença prévia), LI (licença de instalação), EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental-Relatório de Impacto do Meio Ambiente), passaram a fazer parte do meu trabalho. A represa de Várzea das Flores passou a ser prioridade em nossa luta, que se desdobrou na coleta seletiva do lixo. As reuniões do conselho aconteciam no Parque Gentil Diniz, aconchegante, preservado, com árvores e pássaros, além de miquinhos. E você, que me lê, morador de Contagem ou não, faça uma visita. É legal!