A REDAÇÃO
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
A redação do ENEM não é um bicho de sete cabeças, tudo depende do repertório sociocultural do aluno. É o reflexo final das leituras e estudos levados a sério. Em outras palavras, da compreensão interdisciplinar envolvendo todas as disciplinas do Ensino Médio, das atualidades, inclusive dos noticiários diários sobre temas e ou assuntos individuais e ou coletivos. O Projeto de Vida, as eletivas e os itinerários formativos, não ficam de fora.
Aí entra a importância da filosofia, da arte e da sociologia, por exemplos.
A redação não é apenas pseudo conhecimento de regras gramaticais, semânticas, linguísticas e ou somente ortografia. Sim, tudo isso faz parte da construção de uma boa redação para fazer a diferença não somente no ENEM, mas em qualquer concurso. A redação tem o caráter de projetar, escrever e defender um tema principal. É esse o objetivo da redação.
O repertório sociocultural de cada aluno, onde suas leituras e vivências é convivências, faz a diferença na hora de colocar o preto no branco.
Nada por acaso já nasce pronto e acabado, assim é a redação do ENEM, uma construção consciente e reflexiva sobre as trilhas e leituras anteriores, é a transcrição do pensamento real e seu imaginário cultural.
Não existe tema bom e ou ruim para fazer a introdução, o desenvolvimento e a conclusão e ou fechamento da temática redacional.
Então, em redação nada está pronto, tudo a projetar e a construir cada parágrafo com lógica e ou nexo sociocultural, ao contrário, isso fará a redação virá bicho sem cabeça, porque em sendo assim não tem pensamento próprio, falta a cabeça e bem assim o juízo...
O estudante não deve perguntar como é a redação do ENEM? Ele deve saber que a redação do ENEM é composta por uma frase-tema, relativo um problema atual brasileiro, daí vem a cobrança que o participante tenha direta e ou indiretamente uma proposta de intervenção em trinta linhas. É uma argumentação dissertativa pessoal defendendo um ponto de vista.
A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é composta por uma frase-tema, geralmente de um problema atual da sociedade brasileira, e cobra dos participantes uma proposta de intervenção. O texto deve ser escrito em até 30 linhas e na forma de dissertação argumentativa.
O único caminho é estudar e observar o que acontece interna e externamente, uma construção do pensamento organizado, segundo o ponto de vista de quem escreve para convencer quem vai ler.
Tudo faz parte, inclusive o nada.