Crônica Nr 10. 04 Abr 22. Tricolor.

Nota:

Gaby é uma cadela Golden Retriever.

Nome real: Gabriela Atlas Schindler

Nome social: Gabriela Braço e Canela.

Nascida em 11 Dez 21.

Instagram: @gabybracoecanela.

Crônica Nr 10. 04 Abr 22. Tricolor

Capítulo I -- Gaby usa expressões idiomáticas sobre o "número 1" em espanhol e em português.

(Gaby) -- ¡Auf! ¡Auf! (¡Buenos días!).

(Daddy) -- Bom dia, meu bebezinho! O passeio de hoje pela praia do Bessa arrasou, né?

(Gaby, toda animada) -- Hoy por la mañanita fue muy rico. Llegamos allá antes de las cinco y media. Por eso, pudimos ver el sol naciendo. Y tomé tanta agua de coco que tuve que cambiarme el agua a las aceitunas cuatro veces.…

(Daddy) -- O seu espanhol está cada dia melhor, hein, menina! Essa expressão idiomática “cambiar el agua a las aceitunas'' quer dizer o quê, minha linda?

(Gaby) - Vai dizer que ‘cê não sabe, Daddy? A expressão usada na Argentina quer dizer que eu fiz o número 1. Quatro vezes, pra seu governo!!. Agora, só falta você me perguntar o que é “tirar a água do joelho”, ora bolas!

(Daddy) -- Não, meu amor. Já entendi! Vamos poupar os leitores dessa indiscrição.

Capítulo II -- Gaby pretende ficar rica.

(Gaby, toda contente, cantarolando) -- Soy tricolor de corazón! Soy del equipo tantas veces campeón!!

(Daddy) -- Minha linda, por que essa canção? “Sou tricolor de coração” é o hino do Fluminense, que venceu o campeonato estadual do Rio em cima do Flamengo sábado passado. Não me diga que você agora é torcedora do Pó-de-Arroz. Os torcedores rubronegros vão soltar os cachorros -- digo, os urubus -- pra cima de você…

(Gaby) -- Daddy, a vizinha do vigésimo primeiro andar prometeu que me levaria à petshop hoje à noite se o Tricolor carioca ganhasse o campeonato. Agora, sou Pó-de-Arroz desde criancinha…!

(Daddy, pensando) -- Essa menina não é nada interesseira…!

(Gaby, fazendo planos) -- E tem mais! Graças à conquista dos campeonatos estaduais do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, do Ceará e de Minas Gerais, eu tive uma ideia genial. “We will make money this year! Oh yeah!

(Daddy) -- Gabriela Atlas Schindler!

Capítulo III -- Com a pulga atrás da orelha.

(Gaby, pensando) - Xi! Meu nome completo. Coisa boa não é! Lá vem sermão!!

(Daddy) -- . Que história é essa de fazer dinheiro este ano, minha linda? Somente a Casa da Moeda está autorizada a fazer dinheiro no Brasil. Se a Polícia Federal pega a gente com dinheiro falso -- e, certamente, vai pegar, porque mentira tem perna curta --, aí nós vamos ver o sol nascer quadrado. Vamos direto pro xilindró. Vamos direto pro xadrez! Já basta o Flamengo, que entrou pelo Cano.

(Daddy) -- Até que seria uma boa ideia ir pro xadrez, né, Daddy? “Cê não joga xadrez? Então? Já pensou que felicidade seria? Jogar xadrez no xadrez!! É o sonho de todo enxadrista. Mas, por que ‘cê disse que o Urubu entrou pelo Cano? E você ainda usou a letra inicial maiúscula na palavra “Cano”. Não vai me dizer que isso tudo tem relação com o jogador argentino Germán Cano? Só porque ele meteu três gols nos dois jogos da final?

(Daddy) -- Gaby, meu amor, vamos esquecer esse negócio de Cano. É melhor não ficar cutucando a onça com vara curta!.

((Gaby) -- Não está mais aqui quem falou, viu, torcida rubronegra? Essa brincadeirinha é coisa do Daddy, viu?

(Daddy) -- Sim, Gaby. A Urubuzada vai nos perdoar. Mas, voltando a essa ideia galáctica de fazer dinheiro, espero que não seja nada ilegal! Você disse que “We will make money this year” Agora fiquei com a pulga atrás da orelha.

Capítulo IV -- Gaby explica a teoria tricolor.

(Gaby) --. Daddy, só você mesmo para ter pulgas. Você e o time Paris Saint Germain, por causa do argentino Messi, que tem o apelido de “La Pulga”. Agora, com relação à frase em inglês, Daddy, se você fosse tradutor, com certeza morreria de fome. “We will make money this year” quer dizer “Nós vamos ganhar dinheiro - muito dinheiro, diga-se de passagem!! - este ano. Tudo dentro da legalidade. Fique tranquilo! Vou abrir uma consultoria sobre a importância das três cores. O tricolor está na moda este ano. Mais que isso, tricolor significa vitórias, conquistas, “money”. Veja estes quatro exemplos de sucesso no futebol: o Fluminense, no Rio de Janeiro; o Grêmio, no Rio Grande do Sul; o Atlético Mineiro, em Minas Gerais e o Fortaleza, no Ceará. Tricolor é vencedor!!

(Daddy) -- Será que você não confundiu alguma coisa, meu amor? Não seriam três casos de sucesso? O Fluminense é o tricolor carioca; o Grêmio é o tricolor gaúcho; o Fortaleza é o tricolor cearense. Até aí, tudo bem! Mas e o Atlético Mineiro? O escudo do Galo só tem duas cores, o preto e o branco. Logo, até prova em contrário, é bicolor.

(Gaby) - Daddy, por acaso você é cego? Santa ignorância! Você não viu a torcida no Mineirão? Não viu um montão de gente usando a fantasia do Hulk?! Não viu aquela gigantesca mancha verde cobrindo a torcida do Galo no Mineirão? Então, o Galo é tricolor!! Elementar, meu caro Watson!

Capítulo V - Gaby explica a teoria tricolor.

(Daddy) -- Olhando por esse lado, você tem razão, minha flor. O Galo é tricolor por causa do verde. Então, você vai dar uma consultoria para a direção do clube para mudar as cores do time? E Mancha Verde não é a torcida do Palmeiras?

(Baby, resoluta) -- Dar, não! Eu vou vender!!.

Já até desenhei o escudo e o uniforme do time. E você vai ser meu assistente na negociação. Vamos ver se aquele curso de Gestão de Projetos que você fez é bom mesmo.

(Daddy) -- Combinado, minha linda. Mas, agora, eu quero ganhar quarenta por cento da renda. Nem adianta me oferecer menos que isso, viu?

(Gaby) -- ’Tá certo, seu olho grande!!

(Gaby, sobre o Palmeiras) -- De fato, Mancha Verde é uma das torcidas do Palmeiras. Mas, logo, logo, o time vai virar tricolor depois da minha consultoria. Você vai ver! Até a torcida vai passar a se chamar “Mancha tricolor”.

(Daddy) -- Caramba! Nunca vi alguém tão empreendedor assim! Você tem jeito pros negócios, minha linda. Mas estou preocupado com uma coisa: o Campeonato Estadual Paulista, onde o tricolor é a equipe do São Paulo. Ele havia vencido o primeiro jogo contra o Verdão por 3x1. Estava quase lá. Poderia até perder por um gol de diferença que seria campeão. Lamentavelmente para a equipe de três cores, no segundo jogo, que foi ontem, o Palmeiras lhe deu um "chocolate", vencendo por quatro a zero. No placar agregado, o Palmeiras venceu por 5x3 e levou o título. Resumindo, princesa, a sua moda de tricolor não vai pegar em São Paulo.

(Gaby, desafiadora) -- ‘Cê que pensa, Daddy! Tudo é uma questão de semântica. Siga o meu raciocínio. Para o primeiro jogo, o São Paulo levou um tremendo time!! Em compensação, para o segundo jogo, levou um time tremendo!! E reveja suas contas. O São Paulo não é tricolor, é quadricolor, quatro cores, capiche?

(Daddy, espantado) -- Como assim, minha linda? Então, o São Paulo não é mais tricolor, com o branco, o vermelho e o preto? Como ele não é tricolor, meu bebê?

Capítulo VI -- Gaby é questionada sobre a filosofia tricolor.

(Gaby, muito segura de si) -- Porque, ontem, o São Paulo amarelou de vez!! Caiu de quatro!!

(Daddy, concordando) -- Não é que você tem razão, minha linda??!! Agora entendi a semântica da sua lógica. Além do mais, adorei o jogo de palavras em “um tremendo time” e “um time tremendo”.

(Daddy, coçando a cabeça) -- Sua ideia é genial, Gaby. Entretanto, resta dizer onde e quando você adquiriu essa “expertise”, esse “know-how” sobre o padrão das três cores.

(Gaby) -- Aprendi na sua casa, ora bolas! Antes da minha chegada, o piso da sua sala era todo branquinho, aquela coisa chata, monocromática. Tive um trabalhão para redecorar o assoalho. Você nem imagina!

(Daddy, surpreso) -- Como assim, minha flor?

Capítulo VII (final) -- Gaby comenta sobre sua própria obra de arte tricolor.

(Gaby) -- Tive que fazer nr 1 e nr 2 diversas vezes por dia em locais estrategicamente selecionados. Vocês limpavam, limpavam, limpavam, mas não adiantava nada. Minhas impressões digitais agora estão impregnadas no piso, entende? Agora, ele é tricolor, com o branco, o amarelo e o âmbar!! Capiche?

(Daddy) -- Entendi, sua pestinha! Só falta você me cobrar por essa obra de arte no piso da minha sala!!

(Gaby, gananciosa) --Sabe que não é má ideia?? Taí! Gostei!

(Daddy, pensando) -- Quem é que aguenta uma criatura dessa??

(Gaby, inspirada, cantarolando) -- Arf! Arf! Arf! Arf! Arf! Arf! Arf! Arf! Arf! Arf!Arf! Arf! Arf! Arf! Arf! Arf!

(Traduzindo) -- Sou tricolor de coração!! Sou do time tantas vezes campeão!!

FIM

Fontes:

Consultas em 4 Abr 22.

https://ge.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2022/04/02/apos-titulo-abel-destaca-dedicacao-dos-jogadores-do-fluminense-os-caras-se-superaram.ghtml

https://ge.globo.com/blogs/painel-tatico/post/2022/04/04/o-importante-papel-tatico-de-dudu-na-remontada-do-palmeiras.ghtml

https://ge.globo.com/ce/futebol/times/fortaleza/noticia/2022/04/04/analise-fortaleza-eterniza-bicampeonato-invicto-no-nordestao-em-reencontro-com-castelao-lotado.ghtml

https://ge.globo.com/ce/futebol/times/fortaleza/noticia/2022/04/03/vojvoda-conquista-segundo-titulo-invicto-com-fortaleza.ghtml

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fluminense_Football_Club

https://pt.wikipedia.org/wiki/Clube_Atl%C3%A9tico_Mineiro

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%AAmio_Foot-Ball_Porto_Alegrense

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza_Esporte_Clube

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Paulo_Futebol_Clube

Billy Parakalow
Enviado por Billy Parakalow em 28/08/2022
Reeditado em 28/08/2022
Código do texto: T7593273
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.