VIDA EM COMUM

Prof. Antônio de Oliveira

“A vida em condomínio é muito difícil.”Verdade.Tratando-se de condomínio, isto é, domínio comum, de decisões colegiadas, se as decisões são colegiadas, também colegiado deveria ser o cumprimento dessas decisões. Mas não é bem assim. Veja-se o caso do regimento. No fundo, isto é, no nosso inconsciente (ou consciente coletivo?), parece que já contamos com isso, a ponto de, sem necessidade, qualificarmos pleonasticamente: “Regimento Interno”.

– Você conhece algum regimento externo? Uma escola pode regulamentar para outra cumprir? Alguém pode fazer promessa para outra pessoa pagar? Usar cartão de crédito sem autorização do titular? Há pessoas que se valem das leis apenas para justificar-se e ferrar os outros.

Papa Francisco, seguidor de João Berchmans, admite“mea maxima poenitentia, vita communis”: minha maior penitência é viver em comunidade.

Sartreescreveu “O inferno são os outros”. Numa comparação popular,verdadeiros ferrinhos de dentista,aapontar defeitos e cáries e a cutucarmais do que elogiar.”Larga deu, Fedô!”Acabava por dizer Joselino Barbacena, da Escolinha do professor Raimundo.

Titãs têm uma música como refrão:O problema não é meu /O problema não é meu/ O paraíso é para todos/O problema não sou eu,o inferno são os outros..

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 27/08/2022
Código do texto: T7592442
Classificação de conteúdo: seguro