Eu nunca invejei ninguém

Várias vezes, quando eu disse que queria viver uma vida diferente da que vivo, pessoas me disseram que eu não devia sentir inveja das outras pessoas porque todo mundo tem problemas. Quem disse isso com certeza não entendeu o que eu quis dizer. O fato de desejar ter uma vida melhor não significa que eu inveje outra pessoa. Eu sei muito bem que todo mundo tem suas frustrações e seus problemas para lidar no cotidiano. Pessoa alguma vive uma vida idílica. Eu nunca quis ter a vida de outra pessoa e pelo muito que tenho lido e visto sei que ter inveja é um sentimento inútil. Ninguém é completo. Todo mundo tem defeitos, tristezas e sofre decepções. Por que invejar uma pessoa que tem uma habilidade que eu gostaria de ter? Ela não tem culpa se eu não tenho tal talento e eu não tenho o direito de sentir raiva dela por tê-lo. Muita gente já me disse que gostaria de ter meu talento para escrever mas a verdade é que nada fiz para merecê-lo. Ter um talento não é um mérito meu, é um fato. Do mesmo modo, eu não posso chegar e ter raiva daquela pessoa porque ela é boa em dançar e cantar. Cada um tem seus talentos e deve saber usá-los.

Pensar sobre a inveja me lembra um filme que eu assisti, baseado em uma triste história real. Nele, uma jovem inveja outra a ponto de desejar se transformar nela. A jovem invejosa, chamada Caroline, sente-se inadequada, acha-se feia, é gorda, tem problemas com os pais e sofre bullying. E seus problemas de inadequação pioram quando ela conhece Rachel, uma menina que mora perto de sua casa. Rachel é bonita, tem talento para dançar, é graciosa e, aparentemente, tem uma vida familiar perfeita. Caroline fica então obcecada a ponto de fantasiar que pode se tornar Rachel e a atrai até sua casa, cometendo assassinato. Assistir a essa terrível história nos mostra o quanto é perigosa a inveja vinda de uma mente doentia. Que culpa Rachel tinha do fato de que Caroline não se sentia bem consigo mesma? Esse filme nos ensina muitas lições. Mostra-nos as monstruosidades de que uma pessoa insana é capaz e também que o inimigo pode estar muito mais próximo do que pensamos. Às vezes, podemos estar convivendo com uma pessoa sem saber que ela tem uma enorme inveja de nós e gostaria de ter algo que possuímos. Acontece que é necessário lembrar que nunca teremos tudo nem podemos ser perfeitos, por mais que tentemos. E também devemos lembrar que aquela pessoa que parece ter uma vida perfeita pode enfrentar muitos problemas. Todos nós deveríamos nos dar ao trabalho de conhecer bem as pessoas antes de fazer julgamentos sobre elas. Pode acontecer daquela pessoa que tem um jeito alegre e despreocupado ter uma história triste. Então, não adianta romantizar a vida alheia. Não podemos dizer se aquela pessoa é mais feliz do que nós por causa da sua aparência, status social, objetos que possui ou profissão.

É verdade que eu, como um ser imperfeito, às vezes posso me pegar sentindo inveja de alguém por algum motivo, mas nunca a ponto de desejar o mal daquela pessoa e, ao me dar conta de que estou invejando alguém, eu trato de me policiar e de me lembrar que talvez aquela pessoa enfrente mais problemas do que eu e que ninguém é completo. Cabe a nós mesmos aprendermos a lidar com nossas frustrações e trabalhar com o que nos deixa insatisfeitos com as vidas que vivemos.