AGOSTO: MÊS DO DESGOSTO?

O mês de agosto já está acabndo, mas uma vez que faço aniversário neste mês, meus rabiscos vão discorrer um pouco sobre o tema, já que ele é considerado o mês do desgosto; ou mês do cachorro louco.

Segundo minhas pesquisas aleatórias, a origem das crendices sobre o nefasto mês de agosto são muito antigas. No Século I, os romanos já temiam esse mês por que acreditavam que nessa época durante a noite, um dragão cuspindo fogo aparecia nos céus (Jesus me abana!).

Os portugueses, na época dos descobrimentos, diziam que “casar em agosto traz desgosto”, por que as caravelas costumavam partir para o Novo Mundo nessa época. Daí, a origem da expressão “agosto, mês do desgosto.”

Já a crendice de ser o mês do cachorro louco vem de que, supostamente, essa é a época em que as cadelas entram no cio, deixando os dogs machos bem doidões e brigando entre si.

Muitos fatos históricos negativos tiveram palco no oitavo mês do ano: a Primeira Guerra Mundial começou dia 01 de agosto de 1914. E certamente quem estudou um pouco de história sabe que em 06 de agosto de 1945 a bomba atômica foi lançada sobre Hiroshima. No mundo das celebridades, houve várias mortes nesse mês: Marylin Monroe (05/08/1962), Elvis Presley (16/08/1977) e a Princesa Daiana (agosto de 1997). No Brasil, o Presidente Getúlio Vargas suicidou-se em 24/08/1954 e Juscelino Kubitscheck morreu em um acidente automobilístico em 22/08/1976.

Como se não bastasse toda essa tragédia, agosto pode ser considerado o mês mais comprido do ano, pois tem 31 longos dias, sucede ao mês de julho (que também tem 31 dias) e não tem um mísero feriado para alegria de gregos e goianos. Além disso, é conhecido por ser um mês frio e com forte incidência de garoa.

O que dizer então para salvar o pobre do mês de agosto de ser apedrejado por toda a eternidade? Bom... pra começar, eu nasci neste mês. Ainda que meu nascimento não represente grande coisa para a humanidade, nem seja lembrado nos anais da história, defenderei este mês com unhas e dentes. Eu e todas as pessoas lindas e maravilhosas que conheço que nasceram no mesmo período.

Em agosto de 1988 o fim da censura e da tortura e também a liberdade de expressão intelectual e de imprensa foram aprovadas pela Assembleia Nacional Constituinte. Sabemos que hoje tem gente que manda em nossa nação doidinha pra cassar essa liberdade, mas oremos que não voltem os tempos funestos da ditadura. Também foi no mês de agosto do ano de 1969 que iniciou o Festival de Woodstock em uma fazenda de Nova York. Meus pais nem pensavam em me conceber nessa época, mas que foi um festival muito doido, isso todo mundo sabe.

Outro ponto positivo: apesar de não haver comprovação no caso das cadelas assanhadas, é exatamente no mês de agosto que acontece a campanha de vacinação contra a raiva.

Para alguns religiosos, agosto é um mês forte e vibrante, período em que a pessoa colherá os resultados de seu pensamento. Não tem absolutamente nada a ver com azar, superstição ou sorte, pois somos resultado daquilo que pensamos. E não estou falando inverdades aqui. Tanto os fatos ruins quanto a parte boa eu encontrei em várias publicações confiáveis (Fonte principal: http://www.jornaloeste.com.br).

O Dia dos Pais também é comemorado no segundo domingo do mês. Só pra variar, no Brasil a data é comemorada neste mês por motivos comerciais, mas também tem referência a São Joaquim, pai da Virgem Maria (Fonte: Wikipédia).

Crendices e tragédias à parte, o fato é que os eventos como Primeira Guerra Mundial e bomba atômica tem a ver com a ignorância e a sede de poder dos humanos e não com o mês em si. Agosto para mim é um mês aprazível e me tapo de nojo daqueles que dizem “se eu passar pelo mês de agosto, sobrevivo até o fim do ano.” Só não me perguntem a origem dessa expressão tosca, pois isso eu não vou pesquisar.