FISGANDO PALAVRAS

Prof. Antônio de Oliveira

Vocês, jovens, não imaginam como o mundo mudou em oito décadas... Em números redondos, na idade de vocês, digamos ... Ora, deixemos esses cálculos para o IBGE. O certo é que o mundo digital tomou conta. Os da minha faixa etária têm duas opções: ou cruzar os braços, acomodando-se analfabetos digitais, ou voltar à escola.

Escola formal, nem pensar! Falta de condições físicas: do idoso e para o idoso, e falta de infraestrutura. De modo geral.

Além disso, não sei se a escola formal tem sido a locomotiva desses avanços ou se ela tem sido caudatária. Fruto de pesquisa, sem dúvida.

Pode ser que muita gente – não me excluo – “mal-e-mal manuseie um aparelho celular, mesmo assim, com dificuldades, limitados ao uso básico”, constata um especialista. Também há muito fazemos uso da eletricidade sem entendermos bem o que seja ou em que consista, ou como funcione. Aí entram, hoje em dia, os que sabem onde clicar. O mesmo acontece em instituições: governamentais, educacionais, sistemáticas e assistemáticas, religiosas, políticas, empresariais, pró-saúde...

Sempre gostei que alguém lesse o que eu escrevo, antes de publicar. O problema, para mim, é outro: Acabo concordando com as críticas, em geral. O que não é problema, é, antes, enriquecimento redacional. Problema é encaixar essas sugestões no texto, quando cabíveis. numa mixagem (quase) perfeita. Tempero e cozimento no ponto... Ideia e redação dão-se as mãos.

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 25/08/2022
Código do texto: T7590805
Classificação de conteúdo: seguro